Governador celebra três convênios com o Ministério da Agricultura
26/04/2010 - 00:15:29

Em solenidade prestigiada no Palácio de Karnak, ao meio-dia desta segunda-feira (26), o governador Wilson Martins celebrou, junto com lideranças políticas e prefeitos de vários municípios do Estado, três convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os convênios têm o objetivo de viabilizar a consolidação e o fortalecimento dos Serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Piauí, por meio da melhoria da estrutura e da qualidade dos serviços prestados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Os recursos serão destinados para o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e para a manutenção do Status de Livre para “Sinatoka Negra” e ainda a implementação de ações para o reconhecimento do Estado com área livre para “Moko da Bananeira” e demais ações de fiscalização e vigilância.

O primeiro convênio, recursos oriundos do governo federal e governo estadual no valor de R$ 5.154.990,76, favorecerá a implantação de oito Unidades Regionais, cinco Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAVs) e três Postos de Vigilância Agropecuária PVAs no Piauí. “Não existia nenhuma política de defesa agropecuária no Piauí. Fomos nós que criamos a Adapi há quatro anos e hoje coroamos esse trabalho. Estamos universalizando o atendimento a todos os municípios do Piauí, levando equipamentos e dando as condições necessárias para a realização de um trabalho de extrema importância”, pontuou.

Segundo o governador, a celebração desses convênios é resultado de um trabalho planejado. “Conseguimos tirar o Piauí da condição de risco desconhecido para Febre Aftosa e agora a meta é transformá-lo em área livre. Estamos trabalhando muito para conseguir mais essa vitória até o final deste ano”, disse.

Como parte dessa consolidação dos Serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Piauí, a Adapi passará a contar com, além da Unidade Central, em Teresina, com oito unidades regionais, 40 USAVs, 18 PVAs e 147 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs), destes 120 estão sendo beneficiados com o convênio.

Governador entrega veículos e equipamentos para Adapi

O governador fez a entrega, ainda nesta manhã, das 120 motos, 17 pick-ups 4x4, 16 carros pequenos, além de 146 GPS, 180 computadores com impressora e nobreak, 143 aparelhos de fax e 50 máquinas fotográficas, além de material para atendimento de suspeitas de doenças vesiculares, móveis e material para escritório, dentre outros. “Com a entrega desses veículos e equipamentos vamos intensificar as ações no interior do Estado. São 120 municípios que vão ser beneficiados com esses veículos para trabalhar na fiscalização, na orientação de vacinação contra a febre aftosa e outras enfermidades que tem o Estado. Isso foi muito importante para incrementar as ações de defesa em todo o Piauí”, enfatizou o presidente da Adapi, José Antônio Filho.

Este convênio também proporcionará a capacitação técnica através da realização dos cursos de Atualização em Febre Aftosa e Educação Sanitária Fase I e II, onde serão capacitados médicos veterinários. Quanto aos dois outros convênios, que totalizam o montante de R$ 521 mil para o atendimento às ações de Defesa Sanitária Vegetal, foi possível a aquisição de 4 veículos 1.0, motor flex, para as USAVs de Floriano, Picos, Teresina e Uruçuí e ainda 1 caminhonete 4x4, cabine dupla, motor a diesel para a Unidade Central de Teresina. Além de itens que irão favorecer o desenvolvimento das atividades deste segmento, tais como: 18 GPS, 4 computadores, 5 impressoras, 4 notebooks, 7 nobreaks, 2 datashows, 9 aparelhos de fax, 1 filmadora, 1 tela retrátil, 3 câmeras fotográficas, 112 pulverizadores costal, além de móveis e material de consumo e permanente para escritórios.

“Hoje celebramos mais essa conquista. Toda essa estrutura é essencial para o bom funcionamento na defesa do Estado do Piauí. A Adapi tem trabalhado muito e nós estamos acompanhando isso. O Ministério está atento e otimista, acredito que este ano o Piauí dará mais um passo e irá coroar esse governo com mais essa conquista”, disse o superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí, Aurino Antonio Nunes Guimarães.

Segundo ele, já foi feita uma auditoria do caráter educativo para posteriormente receber a auditoria de caráter classificatório. “Já estamos nos reunindo para ver os pontos mais graves que devemos combater e daí intensificar as ações. Com isso, vamos conseguir transformar o Piauí em área livre”, finalizou.

fonte: CCOM