Governo entrega veículos para o Emater em todo o Piauí
10/05/2010 - 00:16:28

Foto: Márcio Sales

O governador Wilson Martins entregou, no início da tarde desta segunda-feira (10), 109 veículos e outros equipamentos para os escritórios municipais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí – Emater. O material de infraestrutura será utilizado no incremento da assistência técnica e extensão rural da Agricultura Familiar em todo o Piauí. Os investimentos, cerca de R$ 5,8 milhões para a compra dos equipamentos são oriundos de uma parceria envolvendo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Governo do Estado.

A solenidade de entrega aconteceu no Palácio de Karnak com a presença de várias autoridades: prefeitos, parlamentares, técnicos, o diretor geral do Emater no Piauí, Adalberto Nascimento, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Piauí, Adalberto Pereira, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag, Evandro Luz.

O governador Wilson Martins falou da importância da perseverança e do otimismo de gestor público na busca dos projetos. Segundo ele, há dois anos, lutavam pela liberação dos recursos junto ao MDA para a aquisição dos veículos e outros materiais importantes para agilizar a assistência técnica nos escritórios do Emater. “Se não tivéssemos perseverado, não estaríamos hoje distribuindo todo este material para o fomento da agricultura familiar”, disse, ressaltando também a importância das parcerias entre os gestores.

Segundo o diretor geral, o objetivo desta ação do Governo do Estado é ampliar e qualificar os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER nos Territórios da Cidadania, fortalecendo a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável, a soberania alimentar e o fortalecimento das cadeias produtivas com as oportunidades de negócios através do empreendedorismo, da geração de emprego e renda e da agregação de valor à produção da agricultura familiar.

O diretor geral do Emater também falou da importância dos equipamentos. “Neste momento estamos dando um salto muito grande nas ações de extensão rural do Estado do Piauí com a entrega destes equipamentos”, disse, lembrando como o órgão estava sucateado e vem tendo mudanças nestes últimos oito anos. Durante a solenidade, o coordenador regional do órgão em Teresina, Ulisses Oliveira, destacou as mudanças nos últimos oito anos.

“Este é um momento histórico para a extensão rural do Piauí, principalmente para as pessoas que não acreditavam mais em uma extensão pública e que o Emater não tinha mais vida. Hoje houve um resgate, este momento representa a sua consolidação com a estruturação e a modernização do órgão”, destacou.

Material adquirido

foto: Márcio Sales

Os mais de R$ 5 milhões recebidos do MDA foram aplicados na aquisição de 99 veículos tipo carro popular, 10 camionetas, 33 telas de projeção, 10 aparelhos televisores de 21 polegadas e 88 condicionadores de ar split. Foram adquiridos também 208 GPS (Sistema de Posicionamento Global), 81 microcomputadores, 223 impressoras multifuncionais, 82 nobreaks, 52 notebooks, 84 projetores multimídia (data show), 187 máquinas fotográficas, um servidor de rede, além de outros equipamentos.

Os prefeitos de Santa Cruz dos Milagres, Neto Minervino, e de Campinas do Piauí, Arlindo Bispo, disseram que esta ação do Governo do Estado vai facilitar a vida dos técnicos junto às comunidades rurais, que terão melhor assistência. Além de proporcionar economia para o município que antes alugava veículos para transportar os técnicos às comunidades.

Fonte.: CCOM