INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater é parceira do projeto Viva o Semi-árido que será lançado amanhã (13)
12/05/2010 - 00:11:00  
  
Twitter 
Google+ 

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI participa amanhã do lançamento do projeto Viva o Semi-árido (PVSA), que acontecerá no município de Paulistana. O projeto é da Casa do Semiárido em parceria com Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí – Seduc, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte-Setre e Secretaria de Planejamento do Estado-SEPLAN,


O evento acontece com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola-FIDA, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), da ordem de US$ 30 milhões, aproximadamente e atuará em 32 municípios pertencentes aos territórios Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Sambito e Serra da Capivara,  pertencentes à região semiárida piauiense.

Segundo Adalberto Nascimento, diretor geral do Emater, o Projeto promove uma grande interação entre os parceiros porque envolve uma série de atividades que são inerentes aos determinados órgãos do Estado. ”O Emater é executor da parte produtiva, uma série de cadeias produtivas foi definida nessas regiões, que serão coordenados pelo Instituto e pela casa do Semiárido”, explica.

 “Nós vamos capacitar os técnicos e agricultores familiares desses municípios para que estejam preparados para elaborar projetos produtivos que serão encaminhados para a coordenação do Programa, analisados e posteriormente financiados para essas comunidades”, declara o Adalberto.

Os enfoques do Projeto vão desde a preservação do meio ambiente, produção até a comercialização, e destaca como principal objetivo o enfretamento da pobreza na região do semiárido.

Segundo Clébio Coutinho, supervisor territorial de Picos, região que será beneficiada com o Viva o Semiárido, ”O ponto principal é atingir os municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), levando além da formatação de um projeto que vem melhorar esse índice de desenvolvimento dentro dos municípios, a continuidade na questão da assistência técnica e extensão rural”, afirma.

Com o Viva o Semi-árido, serão criados grupos de geração de renda, cursos para professores e alunos, capacitações, além do fortalecimento da assistência técnica e a difusão das experiências vivenciadas nas regiões que serão alvo do projeto.

por Whenna Duarte

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64