Valença sedia lançamento do Viva o Semiárido no Território Vale do Sambito
19/05/2010 - 00:11:15

Whenna Duarte

Aconteceu na manhã de ontem (18), o lançamento do Projeto Viva o Semiárido no Vale do Sambito, representado pelo município de Valença, localizado há 209 km de Teresina e que tem como criador a Coordenadoria de Convivência com o Semiárido. O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural-Emater/PI, um dos principais co-executores do Projeto, esteve presente no evento sendo representado pelo diretor geral, Adalberto Nascimento, diretora de educação e extensão, Laura Emília de Carvalho Meireles, extensionista social, Maria Góes e a supervisora territorial de Valença, Francisca de Sousa Costa.

Estiveram presentes ainda o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Valença, Francisco Xavier, e o articulador Estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), além dos regionais de Inhuma, Ipiranga, Aroazes, Santa Cruz e Lagoa do Sítio, que aproveitando a ocasião, receberam o restante dos veículos destinados às essas regiões.

Segundo Adalberto Nascimento, o Projeto Viva o Semiárido vai consolidar ainda mais o trabalho focado nas cadeias produtivas, que são a realidade de cada um dos territórios do Estado. “Com esse Projeto vamos ter na unidade estadual e nas unidades regionais vários órgãos do estado fazendo um trabalho integrado, dessa maneira os agricultores terão melhor assistência técnica e conseqüentemente maior geração de renda e aumento da qualidade de vida”, complementa.

“O Emater se identifica com o projeto pelas características, pelos beneficiários, pela prioridade dada à mulher rural, pela inclusão das pessoas, por suas ações empreendedoristas e pelos objetivos que são a melhoria de vida do homem do campo” explica Maria Góes, ressaltando ainda que é uma forma de consolidar a própria política de assistência técnica e extensão rural, já praticada no dia-a-dia do Instituto. “Estamos trabalhando de forma diferenciada, prestando assistência técnica específica ao agricultor residente na região do semiárido. É uma região que realmente necessita da inserção de atividades que fortaleça a agricultura familiar”, pontua.

Viva o Semiárido é um projeto voltado para o desenvolvimento e a melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) desta região, que conta com o apoio de órgãos como a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí – Seduc e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte-Setre. A meta do Projeto é a redução das desigualdades sociais, uma reafirmação dos objetivos do Governo do estado, inovando com o trabalho educativo na região. É um meio de tornar protagonista o cidadão e a cidadã do semiárido.