Turismo Rural é tema de oficina promovida pelo Emater
07/06/2010 - 00:13:33

O momento de capacitação dos articuladores municipais de turismo, juntamente com os agricultores e agricultoras familiares para consolidar o trabalho de apoio ao Turismo Rural. Essa é uma das expectativas em torno da Oficina de Nivelamento Técnico e Planejamento de Ações, realizada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI que teve início na manhã desta segunda-feira (07) no Centro de Treinamento do Emater, e acontece até o próximo dia 11.

O evento que é realizado parceria com a Secretaria Estadual de Turismo-Setur, Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR com o objetivo de explanar conhecimentos sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar, uma das redes temáticas do Emater.

Mais uma alternativa de renda no campo

Durante a abertura da oficina, a diretora de Educação e Extensão do Emater / PI, Laura Emília de Carvalho, disse que o foco principal do Instituto é a agricultura familiar. Sendo esta, de acordo a diretora, um celeiro de diversidades, o turismo rural é mais uma alternativa para que a agricultura familiar consolide o trabalho que já é realizado. “O turismo rural é uma forma de somar as ações e consolidar nosso trabalho”, explica.

O Secretário Municipal de Agricultura do município de Santa Cruz dos Milagres, Jorgimar Costa Lima, informou que o município é considerado atualmente o 3° maior do nordeste, pelo cunho religioso. Isso, segundo Lima fortalece a necessidade de investimento na tendência. “O Turismo Rural tem uma importância considerável do debate”, afirma.

Segundo Rita Dantas, articuladora da Rede de Turismo Rural e uma das coordenadoras da Oficina, além dos conhecimentos teóricos será vivenciada metodologias de diagnóstico rápido e plano de ação, com olhar focado no turismo e implementação de projetos de apoio a atrativos turísticos.

Participaram da solenidade de abertura da oficina: a gerente de planejamento de Produtos e Destinos Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo – Setur, Angélica Learth, o facilitador da Agreape (antiga Emater) de Mato Grosso do Sul, Airton Garcês, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Adalberto Pereira, o coordenador de Ensino e Aprendizagem do Emater – PI, Orlando Ferreira, a articuladora Estadual de turismo rural na Agricultura Familiar no Emater, Márcia Mendes, além dos coordenadores das 10 regionais do Instituto que participam do evento.

Através da oficina serão contempladas 16 comunidades, sendo beneficiados 16 agricultores e agricultoras familiares, 16 técnicos articuladores de 10 regionais do Estado: Teresina, Oeiras, Valença, Floriano, São Raimundo Nonato, Picos, Campo Maior, Parnaíba, Piripiri e Esperantina.

por Astrid Lages