Um Convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab estará viabilizando capacitação nos dias 16 a 18/10 para técnicos do Piauí, Maranhão e Ceará no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar – CENTAF do Emater/PI.
A capacitação tem por objetivo treinar os responsáveis pela coordenação e execução das unidades de produção de sementes de milho e feijão em comunidades rurais dos três Estados participantes. Essas unidades serão implantadas em áreas coletivas, ou seja, é necessário que seja uma associação ou assentamento, com tipo de solo adequado e poço tubular com vazão mínima.
No Piauí, a região de Valença foi escolhida para a instalação do projeto piloto, na comunidade de Porenquanto (Barra D’Alcântara) com uma área de um hectare de milho e a participação de 15 famílias. O assentamento Santa Luzia (Valença) será contemplado com uma unidade de produção de semente de feijão, com a participação de 17 famílias.
Para o coordenador do Regional do Emater de Valença, Tomás Matias Dantas, a maior importância é a formação desses produtores como futuros multiplicadores de sementes. “Os técnicos estarão passando o que aprenderam para os verdadeiros beneficiários desse projeto, que são os agricultores, eles produzirão sementes para a própria roça e poderão vender o excedente para outros produtores, contribuindo para o desenvolvimento da região e do Estado”, afirma.
Essa capacitação é a segunda etapa desse convênio. A primeira foi um encontro ocorrido em agosto, em Carpina – PE, reunindo os representantes dos regionais do Emater do nordeste para elaborar a programação de execução dessas unidades. O projeto terá acompanhamento direto de Nicolau Schaum, assessor do Diretor-presidente da agricultura familiar da Embrapa nacional, que estará visitando as regiões, acompanhando todas as etapas da instalação.
Além de Schaum e de sua assessora, Juliana Andréa Batista, os temas em debate serão apresentados também pelo consultor da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF, João Marcelo Itini.
Depois dessas ações os técnicos partirão para um trabalho de campo, que compreende a adubação, coleta de amostra e correção de solo das áreas coletiva e individual dos agricultores familiares.