Curso de Aproveitamento da Goiaba gera possibilidades a agricultores familiares de José de Freitas
22/06/2010 - 00:09:18

Extensionistas em curso de aproveitamento da goiaba

A capacitação de Aproveitamento de Frutos, com ênfase em goiaba, promovido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, foi encerrado na última sexta-feira (18), no município de José de Freitas, há 52 km de Teresina. A capacitação, de 40 h/aula, aconteceu através do trabalho de mobilização da Rede Temática da Agroindústria do Emater.

Ministrada pelas extensionistas Iva Almeida Lopes e Maria do Socorro da Costa, beneficiou 17 agricultores familiares da região, que aprenderam ou aprimoraram seus conhecimentos na utilização da goiaba. A sede da capacitação ocorreu na Cooperativa Fruto Daqui, com a parceria do Emater, Território Entre Rios, Cáritas, Sindicato dos Trabalhadores de José de Freitas, Companhia Nacional de Abastecimento-Conab e Prefeitura de José de Freitas.

Estiveram presentes no encerramento do curso o gerente do Banco do Brasil de José de Freitas, o coordenador da regional de Teresina, Ulisses Filho, o articulador da rede temática da Agroindústria, Milton Paula, e as extensionistas da regional de Teresina, Socorro Barradas e Socorro Ulisses, além de visitantes das comunidades Taboca do Pau Ferrado.

Experiência proveitosa

A dona de casa, Livramento Oliveira explica que no curso primeiro foram dadas orientações teóricas e só depois colocaram os ensinamentos em prática, e afirma que a experiência foi muito proveitosa. “Com o curso muda muita coisa porque eu já vou ter outras formas de usar a goiaba, além do doce que a gente já conhecia, e que agora pode até ser repassada”, explica Livramento exemplificando que em casa já ensina o passo a passo do que aprendeu com a capacitação para a família.

Foram produzidos, no decorrer da capacitação, doce em massa, compotas, goiabada cascão, pudim, iogurte, licor, geléia tradicional e com pimenta, além de técnicas de higienização e Boas Práticas de Fabricação-BPF. Segundo Iva Almeida, muitos já produziam doces, mas a partir de agora - não só com a goiaba - mas outros frutos poderão produzir mediante técnica correta. “E nós, como consumidores, queremos o melhor. Foi em cima disso que ministramos o curso.” Explica.

De acordo com o presidente da cooperativa, Francisco Cunha, a produção da polpa de fruta gerada pela Fruto Daqui, que sediou a capacitação, resultava em grande desperdício de parte dessas frutas. A partir de então, o aproveitamento da fruta - antes jogada fora - gera nova fonte de alimento e produção. Atualmente a cooperativa conta com 67 associados, sendo todos agricultores familiares.

por Whenna Duarte