Emater participa do CajuFestMel 2010
30/06/2010 - 00:10:22

Whenna Duarte

Em apoio à produção de mel e cajucultura, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI participou da edição do CajuFestMel 2010,em Picos, município situado a cerca de 346 km de Teresina. O evento aconteceu de 24 a 26 deste mês, e contou com grande número de visitantes.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre a influência da cadeia produtiva do caju na região de Picos, pelo coordenador regional do Emater/Picos, Clébio José Coutinho e o extensionista também da região, Domerval de Sousa Luz. O Emater participou com estande, onde apresentou a potencialidade do aproveitamento integral do caju, com ênfase no pedúnculo, além da castanha e produção do mel.

Segundo o regional de Picos, o Emater trabalhou com três grupos de agricultores familiares, a Cooperativa de agricultores familiares de Monsenhor Hipólito, filiada à Central de Cooperativa de Caju do Estado; a Cooperativa de agricultores familiares de Francisco Santos; e o grupo em Jaicós, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, este com a capacitação de um grupo de 18 jovens filhos de agricultores familiares, que produziram dentro do ambiente da escola.

“O Emater levou os três grupos para compor o estande, com o total o que foi produzido durante uma semana de capacitação com aproveitamento do pedúnculo do caju em cada região.“, explica Clébio.

Prestigiou o estande do Instituto, o governador do Estado, Wilson Martins, o diretor geral do Emater/PI, Adalberto Nascimento, o articulador da rede temática da agroindústria familiar, Milton Paula, que coordenou as capacitações, Everardo Morais.

O Emater participou ainda do evento de discussão e efetivação da criação da Câmara Setorial da Cajucultura, com entidades municipais, estaduais, e não-governamentais representativas da agricultura familiar. A Câmara Setorial será um órgão colegiado com um conjunto de instituições, que vão discutir os problemas da cajucultura, com proposições de resolução para tais dificuldades.

“Um evento desse porte possibilita o Emater estar divulgando para a sociedade como um todo o apoio nas atividades do mel e do caju, e o fruto de seu trabalho”, finaliza Clébio.