Seminário de Avaliação visa eficiência na execução de convênio Emater/MDA
11/11/2010 - 00:12:07

Seminário de Avaliação de Metas

Whenna Duarte

Com início na manhã desta quinta-feira (11), o Seminário de Monitoramento e Avaliação de Assistência Técnica aos beneficiários do Pronaf B, acontece até a sexta-feira (12), com duração de 16 h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR, e conta com a presença dos 17 supervisores regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI.

O objetivo do evento é avaliar o estado de execução em que se encontram as metas do Pronaf B, assim como fazer a impostação do relatório para o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA das metas realizadas dentro do convênio 701339/08 Emater/MDA.

Para Lucas Bittencourt, supervisor de crédito rural e coordenador do Seminário, acredita que a importância do evento é fazer com que o público extensionista, que compõe o Emater, trabalhe com eficiência e atinja as metas do convênio, firmando a parceria Emater e MDA. “Vamos tentar corrigir algumas falhas ocorridas na execução das metas e validá-las junto ao MDA”, afirma.

O evento contou com a presença do diretor geral do Emater, Adalberto Nascimento, do diretor técnico, Airton da Costa, e José Rui Ferreira, consultor do MDA em Brasília, que além da presença, ministra o seminário.

Rui Ferreira afirma que a extensão rural é um processo educativo, e que agora está sendo valorizado a qualificação do técnico, não de forma punitiva, e sim educativa. “O Piauí tem um público ultra-majoritário de beneficiários do Pronaf B. É importante que se realize um trabalho de enquadramento eficiente desse público rural do Pronaf B”, ressalta.

Segundo o diretor geral do Emater, o seminário deve focar numa melhor qualidade do serviço de assistência técnica para os agricultores familiares, especificamente os enquadrados no Pronaf B. “Os agricultores do Pronaf B são aqueles mais pobres, com menores rendas, e que precisam com certeza de assistência técnica de melhor qualidade”, declara.

O supervisor regional de Floriano, Francisco de Assis Santos, participante do Seminário comenta que todo momento de reflexão e avaliação sobre o trabalho envolvendo o Pronaf é útil para que a região, através de seus/ suas extensionistas. “É importante para que eles saibam operacionalizar os laudos referentes ao acompanhamento técnico e informem com precisão a situação real de cada unidade produtiva”, disse.

O regional de Floriano finaliza acrescentando que essa é uma oportunidade de trocar experiências, e vê algumas falhas ocorridas no desenvolvimento das metas do convênio para poder providenciar de maneira correta os laudos destinados ao