INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Curso de Empreendedorismo tem a meta de aumentar a qualidade da produção e garantir comercialização
16/11/2010 - 00:10:32  
  
Twitter 
Google+ 
Cursos: prática trabalho em equipe
Por  Whenna Duarte


Em busca de agregação de valor ao produto oriundo da agricultura familiar, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, realizará entre os dias 29 a 03 de dezembro, o Curso de Empreendedorismo Rural com Ênfase para a Comercialização nos municípios de Picos, Paulistana e Valença, que beneficiará cerca de 30 técnicos extensionistas rurais.

 

A capacitação acontece através de parceria do Emater com a Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -Sebrae e a Universidade Federal do Piauí-UFPI, e conta com a organização por meio da rede temática de Comercialização, juntamente com a diretoria de Empreendedorismo do Instituto.

                                                                                       

 

Estrutura do curso

 

Identificar e trabalhar potencialidades e aptidões; melhorar métodos e processos, respeitando o conhecimento empírico; trabalhar motivação e protagonismo; incutir noções de planejamento e controle; educar para acesso ao crédito; são alguns dos focos de atuação e explicação por parte do engenheiro agrônomo Milton Paula, articulador da rede temática da Agroindústria Familiar, que é o ministrante das primeiras 16 horas do curso.

 

A segunda etapa da capacitação em empreendedorismo, com 27 h/aula, fica por conta da ministrante do Sebrae, Irisletere Melo, que falará sobre orientação para resultados, entendimento sobre a visão empreendedora atual, vivência em operações comerciais e atuação empreendedora, características do comportamento empreendedor, importância da elaboração de planos, entre outros pontos.

 

Alcance da rede temática de comercialização

 

Segundo o articulador da rede de comercialização, que atua diretamente na organização e promoção da capacitação, José Edmir Girão, essa meta presente no convênio MDA/Emater 701339/08, já beneficiou aproximadamente 112 técnicos de nível médio e superior, e cinco estudantes de Escolas Federais da Família Agrícola, estes dos municípios de Santa Luz, Corrente, Palmeiras do Piauí e Bom Jesus.

 

“Com esse curso estamos encerrando a parte de capacitações prevista nessa meta”, afirma Girão, que declara ainda que a meta prevê também a organização e realização de feiras da agricultura familiar, treinamento para técnicos do Emater, monitoramento e avaliação das ações de Ater, e Intercâmbio Técnico, este será realizado até o final deste ano de 2010.

 

Joaquim Pires, município há 229 km de Teresina, será sede de uma das Feiras da Agricultura Familiar no próximo dia 13 deste mês, que prioriza a comercialização de toda a produção oriunda da agricultura familiar da região. Outras Feiras da Agricultura Familiar estão previstas para as regiões de Caxingó, Luzilândia e outras a ser definidas.

 

“Pelo depoimento de quem participa, a importância da capacitação é ter uma noção do que é empreendedorismo e de como é possível agregar valor a produção, além de orientar os técnicos para aumentar a qualidade dos produtos oriundos da agricultura familiar”, finaliza Girão.

 


EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64