Enfrentamento de gripes animais é tema de capacitação promovida pelo Emater em Teresina
19/11/2010 - 00:08:26

ovinocaprinocultura
Por Whenna Duarte

O Curso de Educação para enfretamento de gripes suínas, aviárias e eqüinas, que acontece entre os dias 23 e 25 deste mês, é uma das atividades realizadas pela Rede Temática de Ovinocaprinocultura, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI e beneficiará 52 técnicos de todas as regionais do Instituto no Estado.

Contando com a parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, o Emater/PI promove pela segunda vez uma capacitação voltada para área de enfretamento de gripes. O primeiro curso aconteceu em outubro de 2009 onde foram beneficiados 48 técnicos.

A capacitação será dividida em duas partes - teórica e prática - , e servirá para orientar para que o técnico esteja bem capacitado ao final do evento e que este seja multiplicador do conteúdo transmitindo-o para os agricultores familiares, principal público do Emater.

Segundo Bonifácio Moura, médico veterinário do Instituto, diante de qualquer sintoma diferenciado do animal, o agricultor deverá chamar a atenção do técnico, que ficará em observação e conforme a gravidade da situação comunicará ao escritório estadual para que sejam tomadas as devidas providências.“Serão aplicadas técnicas de manejo por completo dos animais nas propriedades, como cuidar para que os animais não ajam em áreas de acidentes, e sim em áreas limpas, com águas potáveis, alimentação apropriada, e orientação para a sanidade desses animais”, afirma o médico veterinário.

Com 24 h/aula de duração, a capacitação contará em sua abertura, na terça-feira (23), com a presença de representantes do MDA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí-Adapi, Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR, Embrapa, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí, Ministério da Agricultura, entre outros.