INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Manejo do babaçu é tema de oficina
10/12/2010 - 00:07:38  
  
Twitter 
Google+ 
máquina de processamento do babaçu
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) atua como articulador ao lado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) durante a Oficina de Manejo da Cultura de Babaçu. O curso, que teve início na manhã desta quarta-feira e segue até o dia 11 de dezembro, terá suas atividades realizadas na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Teresina. A capacitação está sendo promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de discutir boas práticas de manejo do babaçu.

Segundo José Tadeu Santos Oliveira, articulista do Emater-PI, a discussão central será a construção e consolidação de um protocolo mínimo de boas práticas dentro do manejo do côco babaçu. "Também vamos na ocasião discutir os resultados da avaliação das máquinas de processamento de babaçu, que foi realizado em São Luís (MA), onde tivemos  oportunidade de conhecer os equipamentos e avaliar seu potencial, passando por várias cidades. Agora, portanto, estaremos prosseguindo no intuito de promover maior qualidade no trabalho dos pequenos produtores", reforça.

Para o diretor geral do Emater-PI, Adalberto do Nascimento, o babaçu é uma riqueza que precisa ser mais estudada: “Apenas com capacitação é que o conhecimento é compartilhado, no caso do babaçu, é importante que nosso técnicos saibam todas as potencialidade dessa palmeira para assim retransmitir esse conhecimento ao nosso público final, que são os pequenos agricultores”.

Por Jhussyenna Reis
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64