Emater-PI ganha reconhecimento nacional em projetos desenvolvidos
21/12/2010 - 00:10:43

Publicação lançada pela ASBRAER
Através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), o Estado do Piauí ganhou destaque nacional. Foram dois os projetos realizados pelo Emater-PI que ganharam espaço na publicação lançada pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) em conjunto com a Academia Extensão Rural (ABER). O lançamento ocorreu durante a 39° Assembléia da Asbraer e Seminário Nacional de Avanços, Desafios e Perspectivas da Extensão Rural Pública no Brasil.

O diretor geral do Instituto, Adalberto do Nascimento, explica que o reconhecimento é importante, pois mostra que a extensão rural do Piauí está no caminho certo e que através dos trabalhos feitos pelos extensionistas busca-se a melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares do estado. “É importante ainda, pois mostra os avanços que o Emater do Piauí alcançou nos últimos oito anos e nos anima para que este trabalho seja consolidado daqui para frente”, acrescentou.

Os projetos do Instituto que foram selecionados para a coletânea “Projetos de Excelência em Extensão Rural das associadas da Asbraer” foram: Empreendedorismo na Agricultura familiar: Capacitação de Frutas Regionais e Desenvolvimento Sustentável de Quilombolas. As capacitações realizadas alcançaram cerca de 2440 famílias e com o Projeto Ater no Quilombo o Emater-Pi já beneficiou mais de 14.600 pessoas em 35 municípios do Estado. Vale ressaltar, que o trabalho do Instituto destaque-se não apenas pelo alcance territorial que possui atualmente, mas principalmente pela qualidade do trabalho desenvolvido através de metodologias que valorizam o conhecimento prévio dos agricultores, bem como a cultura local.

Resultados comprovados

O Emater-PI constatou a necessidade de desenvolver capacitações na área do processamento de frutas regionais devido a grande área agrícola que o Estado  possui, só a área cultivada com cajueiros soma 190.00 hectares. Sem instrução a mais rentável parte  era desperdiçada, como o próprio pedúnculo do caju, no caso dessa cultura. Com as capacitações providas pelo Instituto 3654 pessoas foram beneficiadas, apreendendo desde o aproveitamento de sua cultura, como também as noções de empreendedorismo.
Cursos: conhecimento compartilhado

O Diretor de Empreendedorismo do Instituto, Domingos Marques, acredita que as feiras iniciadas pelo Emater-Pi mostram-se cada vez mais como uma alternativa promissora para o trabalho do agricultor rural. “Nosso trabalho tem sido despertar nos agricultores e agricultoras um olhar empreendedor, ou seja, eles são instruídos afins de que possam obter os melhores resultados junto ao seu mercado consumidor”.
Feira - estandes

Já a ação da rede temática de Ater no Quilombo  -  desenvolvida pela Diretoria de Educação (DIEEX) -  leva a um público bem mais específico do Estado, o  suporte para um maior desenvolvimento: comunidades quilombolas. O trabalho, que conta ainda com importantes parcerias, já atendeu 87 comunidades, realizando 129 cursos. As oficinas desenvolvidas levam sempre em consideração as necessidades locais, bem como suas expressões culturais e tradições. O articulador da rede de Ater no Quilombo, Orlando Costa, explica que existe um trabalho de mobilização e sensibilização das comunidades para participarem das atividades, como as oficinas.
Oficinas ATER no Quilombo

Por Jhussyenna Reis