Cooperativismo é tema de capacitação na cidade de Valença
18/03/2011 - 00:08:43

Inicia nesta sexta-feira (18) a primeira Capacitação em Cooperativismo promovida pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI). O evento, além de ser fruto da parceria entre o Instituto e a Organização das Cooperativas do Piauí (OCEPI), também conta com o apoio das Secretarias Municipais e Sindicatos Rurais das localidades envolvidas.

Segundo o articulador da Rede de Agroindústria Familiar, Milton Paula, o evento é reflexo do I Seminário Regional de Cooperativismo da Cajucultura no Território Vale do Sambito, que foi realizado em maio de 2010. Na época, participaram agricultores dos territórios de Valença, Lagoa do Sítio, Pimenteiras, Aroazes, Novo Oriente, Barra de Alcântara e Inhuma. “O seminário beneficiou 57 agricultores, que já eram capacitados em processamento do pedúnculo do caju. Assim, ao final do evento, surgiram várias demandas, uma delas será atendida com esta capacitação sobre o cooperativismo”, explicou.

O evento, que se estenderá até o dia 20 de março, ocorre na cidade de Valença, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Entre os conteúdos ministrados, têm-se as vantagens do trabalho cooperativo como alternativa de viabilizar empreendimentos da agricultura familiar e possibilidades de surgimento de novos negócios. Vale ressaltar que os participantes terão informações básicas sobre a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa, o que contribuirá para fortalecer esse tipo de organização.

Por Jhussyenna Reis