INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Feirinha de produtos da agricultura familiar supera expectativas
18/03/2011 - 00:22:14  
  
Twitter 
Google+ 
Feirinha do Emater
Trabalhadoras rurais comemoram neste mês de março um ano de feira realizada no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI). A partir de uma iniciativa da Rede de ATER para Mulheres e do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, as agricultoras que receberam cursos de capacitação, passaram a ter um espaço para divulgar e comercializar seus produtos.

Feirinha do Emater - materiais de limpeza

A articuladora da Rede de ATER para Mulheres, Socorro Ulysses, contou que no ano passado, como uma forma de comemorar o dia da mulher, uma proposta foi feita para o grupo de mulheres do Assentamento de Santana Nossa Esperança. “Nós lançamos a proposta delas virem para cá e trazerem seus produtos, sem compromisso de venda, mais para a divulgação daquilo que elas fazem. E deu certo!”, comentou.

A iniciativa marcou a I Mostra dos Trabalhos dos Grupos Produtivos de Mulheres e, desde então, a feirinha acontece semanalmente no prédio do Emater já com a participação de trabalhadoras de outros assentamentos. Para os servidores do Instituto a feira já faz parte da rotina, ganhando um dia específico, a sexta-feira. O êxito da atividade, além de se refletir na agregação de novas agricultoras, também surpreendeu por atrair consumidores de fora.

Feirinha do Emater

Através do Emater-PI são oferecidos a essas mulheres cursos de produção orgânica, com o intuito de que futuramente a feira se torne inteiramente de produtos orgânicos. Para D. Olivia Rodrigues, esse cursos foram muito importantes para que elas aprendessem a conviver com a terra, produzir mais e tratar melhor o produto, levando o produto final para a feira.

Feirinha do Emater

Muitas das trabalhadoras já estão levando produtos resultantes das capacitações.  “Tem produto da roça, artesanato, bolo, materiais naturais para limpeza. Tem os canteiros que aprendemos a fazer no curso ‘Quintal Produtivo’, isso aqui já é fruto do nosso quintal. A tendência é crescer com a ajuda dos órgãos que nos incentivam a desempenhar e divulgar nosso trabalho”, declarou Rosária que é do Assentamento Nossa Vitória.

Ferinha do Emater - D. Rosária

O grupo pretende realizar a II Mostra dos Trabalhos dos Grupos Produtivos de Mulheres no final do mês de março. O evento, além de comemorar o êxito da feirinha, também irá divulgar o desenvolvimento dos trabalhos dessas agricultoras familiares ao longo deste primeiro ano de projeto.

Por Lais Barradas

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64