O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI promove desde ontem, 16/10 quatro cursos para técnicos, extensionistas e agrônomos do órgão no seu Centro de Treinamento da Agricultura Familiar – CENTAF, localizado na BR 343, km 10.
Durante a solenidade de abertura do evento, o Diretor-Geral do Instituto, Adalberto Pereira, ressaltou a importância da realização de diversos cursos e capacitações. "Estão aqui reunidos cerca de 120 servidores participantes de diferentes cursos, é uma amostra do trabalho do Emater em desenvolver a capacitação dos seus funcionários, para que cada vez mais o agricultor familiar seja beneficiado", afirmou Adalberto.
O primeiro curso é uma capacitação que visa treinar os responsáveis pela coordenação e execução de unidades de produção de sementes de milho e feijão em comunidades rurais dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, através de um convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em parceria com o Emater e Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. O curso acontece até amanhã, 18/10.
O segundo é uma capacitação de Agentes de Ater – Assessoria Técnica e Extensão Rural em Crédito dos Pronaf's B e C, que tem como objetivo treinar técnicos que irão atender a cerca de 26 mil agricultores familiares com projetos do Pronaf C. Estão participando dessa capacitação trinta técnicos das 17 regiões do Emater no Estado.
O terceiro curso "Iniciação à Gestão Pública – Agroecologia", trata-se da segunda etapa do projeto Ater que objetiva desenvolver ações de capacitação dos participantes em iniciação ao serviço público com apoio às atividades de Ater, na implantação e implementação de ações sócio-produtivas que resultem no fortalecimento da agricultura familiar. Esta etapa trabalha assuntos baseados na agricultura familiar, desenvolvimento sustentável e agroecologia.
"É muito importante participarmos desses cursos, é uma maneira de discutirmos a extensão rural de uma maneira fortificada, pois vemos aqui projetos que estão sendo desenvolvidos pelos nossos parceiros como o Emater", afirmou o assessor técnico do Centro Piauiense de Ação Cultural – CEPAC, Antonio Barbosa, um dos coordenadores do curso de iniciação à gestão pública – agroecologia.