INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater e FIDA definem liberação de recursos
20/07/2011 - 10:08  
  
Twitter 
Google+ 
Evento
        Nesta semana, a consultoria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, FIDA, fez uma visita ao prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, EMATER-PI, realizando uma reunião que visa a organização final e encaminhamento de um plano de liberação de recursos para o projeto Viva o Semiárido desenvolvido pelo instituto.
        Nessa terceira visita da consultoria, o processo já é de revisão de documentos, redefinição de estrutura interna e criação de uma unidade gestora desse projeto após a assinatura de contrato que irá liberar R$ 40 milhões para programas desenvolvidos num período de 5 anos.
        Assim, poderá ser dada uma continuação ao projeto Viva, que trabalha dando apoio às atividades produtivas, qualificando profissionais, dando assistência técnica, educação contextualizada para a convivência com o semiárido e fortalecimento organizacional.
        A reunião terá a participação, também, da Secretaria de Educação e de Empreendedorismo, junto aos profissionais do EMATER – PI, o diretor geral, Romualdo Militão, a diretora do Programa de Convivência com o Semi-árido, Lúcia Araújo e articuladores das redes temáticas.
        Assim, a liberação desses recursos complementará projetos desenvolvidos por essas secretarias em parceria ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural.
 Ações de apoio na área da agroindústria, em desenvolvimento, produção e comercialização de produtos agrícolas; ações junto ao Programa de Alimentos Seguros – PAS, oferecendo produtos de qualidade para serem comercializados e também consumidos em escolas; além de planos de capacitação na área de empreendedorismo.
         Segundo Lúcia Araújo, esse projeto, que já é uma das prioridades do próprio Governador, beneficiará 4 territórios de desenvolvimento: Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Serra da Capivara e Vale do Canindé, num total de 32 municípios beneficiados. Nessa nova etapa do Viva, serão acrescentados alguns municípios de maior porte como, Picos, Oeiras, são Raimundo Nonato e Paulistana que possam colaborar para um melhor desenvolvimento e visibilidade desse projeto.


Laís Barradas

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64