Emater de Corrente tem pagamentos e revitalização autorizados
15/04/2014 - 14:15

Reunião com servidores da Emater em Corrente

A garantia foi dada pelo novo diretor da Emater, Andre Maurício Nogueira, durante visita à regional da Emater em Corrente, onde foi recebido por funcionários. De acordo com novo diretor geral, o governador Zé Filho determinará por decreto, a volta de alguns programas que antes eram gerenciados pela Empresa e na gestão Wilson Martins foram para a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural). “O governador quer que seja dada uma dinamizada no Emater e que de imediato sejam agilizados alguns programas”, afirmou André.

Algumas ações já estão em prática na nova gestão. A abertura de poços artesianos contemplando algumas comunidades rurais, agilização de custeio  e  licitação de  horas de trator para o agricultor. "Não adianta ensinar  o agricultor e dar uma enxada para ele. Para que produzam mais e com qualidade é preciso que sejam disponibilizadas as melhores condições", acrescentou  André. Que disse ainda ser seu objetivo retirar  a Emater  da condição de patinho feio do setor primário do  governo.

"Já autorizei o pagamento do telefone que estava cortado e  da  internet. A empresa tem uma grande estrutura que precisa ser melhor aproveitada. Já iniciei conversa com o sindicato de vocês, para resolver o plano de cargos e salários, que estava sendo empurrado  pra frente pelo governo. O objetivo é melhorar a auto estima dos funcionários e consequentemente fazer com que Emater volte  a ser uma empresa respeitada e valorizada  como foi em seu passado”, disse.

Gilberto Neiva, diretor do escritório regional da Emater em Corrente, disse está feliz pela indicação de um correntino para o cargo. “A  Emater tem quilate de uma secretaria. Sei das dificuldades que você vai enfrentar. Tem muitos problemas para serem resolvidos. Na nossa região são 14 municípios,  todos tem escritório e alguns  estão fechados. Temos um diagnóstico pronto da situação. Achei importante sua vinda aqui. É muito importante começar a levantar a empresa pela sua terra. Você demonstra que tem compromisso.  Temos uma equipe boa a disposição, mas para funcionar vai precisar de mais pessoas. Nosso telefone está cortado, internet também. Para se ter uma ideia recebemos o último recurso no mês de novembro no valor de seiscentos reais e de lá para cá nenhum tostão" Gilberto Neiva disse também que para limpar o pátio da Emater  duas vezes esse ano, pagou do seu bolso.

O ex-vereador Bejinha sugeriu que a Emater faça parceria com o Interpi (Instituto de Terras do Piauí) com o objetivo de   regularizar áreas do produtor rural.  Roberto, um dos mais experientes funcionários da Emater em Corrente, concordou  acrescentando que são muitas as pessoas que buscam  os benefícios da Emater, mas são impedidas de ter  o acesso, por não ter documentação  legal. “Existe o documento da terra, mas ainda em nome de pessoas que já morreram", concluiu.

Com informações do portalf10.com.br

Edição: Ascom Emater