INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
PRODUTOR PIAUIENSE RECORRE Á ASSISTÊNCIA TÈCNICA DO PROJETO BALDE CHEIO.
20/08/2014 - 10:05  
  
Twitter 
Google+ 
Produtor piauiense recorre á assistência técnica do projeto BALDE CHEIO, e se destaca com a produção de leite visando mais de 300 litros.


A revista Balde Branco, que desenvolve um trabalho voltado para a Agricultura Familiar e melhorias para o pequeno, médio e grande produtor rural. Destacou nesse mês a historia do  senhor  Antonio Carvalho Machado que possui uma propriedade em PARNAIBA-PI.

O projeto Balde Cheio tem uma proposta de trabalho voltado para a produção de leite, esse projeto começou a ser divulgado no Estado em 2009, possui o instrutor senhor João Rosseto Junior que divulgar todas as técnicas que tem como objetivo melhoria na produção de leite e técnicas agrícolas aos produtores rurais. Esse programa possui a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Banco do Nordeste do Brasil e o Emater, são 25 unidades demonstrativas com 200 produtores envolvidos.

A revista frisou a historia do senhor Antonio Carvalho, por ser um pequeno produtor ele recebeu o convite do projeto Balde Cheio, para primeiramente participar de uma palestra, onde seriam explicados os primeiros passos. Com as orientações recebidas na palestra, ele então começou a desenvolver na sua propriedade ações como: soltar as vacas no pasto para elas comerem capim; formar piquetes com tifton irrigado; reservar uma área de capim-elefante para alimentar o gado solteiro entre outras ações.

Com esse aprendizado o senhor Antonio começou a gerar uma produção de 380 litros de leite/dia. Destacou ele na entrevista, que antigamente , quando não tinha orientações adequada dos técnicos , ele obtinha 90 litros/há/ano com 10 vacas.

O proprietário ficou atentado para os cuidados sanitários foi orientado aos procedimentos de ordenha higiênica, sanitização, correta de equipamentos isso gerou uma melhoria na qualidade do leite. Destacou também que sua média diária é de 296 litros/dia chegando aos períodos de pico a 380 litros.

A produtividade dele nos últimos doze meses fechou em 53.841 litros/há/ano graças a uma boa gestão adequada.Mas ele possui uma meta , será a produção de 500 litros de leite com suas 27 vacas em lactação.

No final da entrevista o produtor, afirmou que aprendeu bastante nesses cinco anos, e que ira avançar com a produtividade.

Veja a seguir imagens da reportagem que foi destaque na revista Balde Branco.


MATERIA 1



MATERIA 2


MATERIA 3


EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64