INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER-PI organiza curso de Avicultura no município de NAZÁRIA-PI.
17/10/2014 - 15:23  
  
Twitter 
Google+ 
Curso de Avicultura em Nazária-PI.

EMATER-PI organiza curso de Avicultura no município de NAZÁRIA-PI.


No período de 13 a 17 de Outubro, no município de NAZÁRIA-PI, na comunidade Baixa Verde II, ocorreu o curso de Avicultura (Galinha Caipira).

Este curso estava voltado para os agricultores familiares, que possuem pequenas criações de galinha caipira naquela região de Nazária. Foi um curso ministrado pelo instrutor Alvacir Osano Pereira e pelo médico veterinário José Edmir Girão, teve sua organização com aulas teóricas e práticas, foram explicados os seguintes: procedimentos de instalações dos aviários, tipos de sanidades (doenças), tipos de rações, sistemas de criação intensivo (semi-intensivo e extensivo).


NAZARIA 04
Agricultores Familiares de Nazária.


O consumo mundial de carne de aves tem crescido vertiginosamente nos últimos 10 anos, pois trata de um alimento protéico e barato, por isso o mercado vem se aprimorando e criando alternativas para que as produções possam ter acesso cada dia mais de uma alimentação saudável. Em torno disso surgem muitas críticas relacionadas ao manejo, desenvolvimento genético e outros são abordados pelos consumidores.


Uma das grandes barreiras para o crescimento da ave colonial (Caipira) está na sua forma rústica em que é criada, de forma solta e sem controle, um modelo criticado pelas organizações sanitárias, isso tornasse um risco ao controle da saúde humana devido as doenças do mundo moderno, como por exemplo, a gripe aviária.


Então a metodologia do curso ministrado pelo EMATER-PI veio contemplar o treinamento de manejo para os agricultores familiares da região de Nazária-PI, em suas próprias áreas, onde foram analisadas as infraestruturas dos galinheiros, os tipos de raçoes e outros.

NAZARIA 02

NAZARIA 03
Instrutor Alvacir Osano e Médico Veterinário Girão, do EMATER-PI.

NAZARIA 05

NAZARIA 06
NAZARIA 08
Galinheiro.

NAZARIA 09

NAZARIA 07
Instrutor demostrando as técnicas, aos agricultores.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64