Amanhã, 25, acontece a solenidade de lançamento da III FERAPI – Feira Piauiense de Produção do Povo da Reforma Agrária e do Povo Quilombola, às 16:00h no Palácio de Karnak, com a presença do Governador do Estado, Wellington Dias. A Feira será realizada no período de 14 a 17 de novembro no auditório do Centro de Artesanato Mestre Dezinho e Praça Pedro II.
A FERAPI é o local de exposição da produção, expressões culturais, artesanato, tecnologia apropriada e promoção do comércio solidário, para agricultores e agricultoras familiares de Assentamentos de Reforma Agrária, de Comunidades Quilombolas e suas organizações associativas, população agroextrativista, famílias acampadas e atingidas por barragens do Semi-árido, Cerrados, Litoral e Cocais do Estado do Piauí.
O tema deste ano é "Cultura e Identidade" e a programação contará com conferências, seminários, oficinas técnicas e temáticas, plenárias e manifestações artísticas com o objetivo de propiciar momentos de estudos, reflexão e debates sobre: produção agroecológica, redes de comercialização solidária, gênero, geração e etnia, no contexto da reforma agrária no Piauí.
A solenidade de lançamento, terá início com a apresentação do Grupo Cultural Dandiê. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG fará um resgate histórico da Feira, em seguida um representante do Movimento dos Sem- Terra falará da importância do Evento para o povo piauiense e a Coordenadora Estadual dos Quilombolas, Rosalina Ana dos Santos, explicará porque o tema "Cultura e Identidade" foi escolhido para a Feira deste ano. A apresentação do Grupo Cultural Coisa de Nêgo e um coquetel com comidas e bebidas típicas darão por encerrada a ocasião.
Além do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, que está coordenando a Feira, várias instituições estão envolvidas na preparação da feira, como INCRA/PI, SDR, INTERPI, PCF, MST, FETAG, FETRAF, COORDENAÇÃO ESTADUAL DAS COMUNIDADES NEGRAS RURAIS QUILOMBOLAS, CEPAC, PROJETO DOM HELDER CÂMARA , COOTAPI & ASSOCIADOS, DELEGACIA MDA, MOVIMENTO COISA DE NÊGO, COORDENAÇÃO DA PESSOA NEGRA/SASC, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA (SEDUC), CONAB, EMBRAPA.