INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Técnicos promovem demonstração da poda do cajueiro no CT/EMATER
03/02/2015 - 09:20  
  
Twitter 
Google+ 
TÉCNICOS PROMOVEM DEMONSTRAÇÃO DA PODA DO CAJUEIRO

  
                                                                                                                                              Um grupo de agrônomos e  engenheiros  agrícolas  orientados pelo assessor de fruticultura  do Emater realizaram , no Centro de Treinamento do Emater  uma  demonstração da poda  do cajueiro .De acordo com o assessor Gilberto Santiago o melhor período para a realização da poda é no mês de janeiro, mês em que se inicia o período chuvoso.
A poda consiste na retirada dos brotos laterais no primeiro ano, e tem como objetivo a formação da copa. Nos anos seguintes, após a coleta realiza-se  a poda de limpeza( retirada dos ramos praguejados e secos), e  a poda de manutenção( retirada dos ramos improdutivos e direcionados para o solo,e também a retirada dos ramos  estão entrelaçados com os ramos de outras plantas).
 No ato da poda deve-se utilizar  as ferramentas corretas tais como  um serrote ( para ramos finos), tesoura, uma motosserra( para os galhos mais grossos), uma pasta a base de cal, sulfato de cobre e  água,  que funciona como fungicida natural, evitando  a entrada de patógenos.
Nos ferimentos  causados  pela poda aplica-se a pasta bordalesa, que consiste numa mistura de cal virgem, sulfato de cobre e água.
Segundo o assessor Gilberto Santiago, a situação da cajulcutura no Piauí é crítica. Dos mais de 180 mil hectares de caju plantado no Estado em 2012, atualmente  só existe aproximadamente 120 mil, resultando  na falta de geração de emprego e  renda na atividade envolvendo o caju.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64