INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Instituto Comradio propõe parceria para formação de jovens
19/02/2015 - 09:16  
  
Twitter 
Google+ 
VISITA EQUIPE COMRADIO
O objetivo da visita  era apresentar o trabalho realizado pelo Instituto  com ênfase no projeto Jovens Radialistas do Semiárido. O projeto pretende reduzir a pobreza entre os jovens e promover o desenvolvimento local através da formação profissional em comunicação a serviço da educação.
O curso é reconhecido pelo MEC  através do CEE-PI- resolução 083/2013, de acordo com a Lei Federal 11.741/2008, decreto federal 5.154/2004. Ao final o aluno recebe registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e válido em todo o território do brasileiro.
Segundo Jessé Barbosa a missão do Instituto é criar, produzir e compartilhar ações de comunicação voltadas para o desenvolvimento sustentável de comunicação dos pobres. O projeto nasceu em 2010 e é direcionado a jovens carentes que residem em comunidades rurais e que atuam na agricultura familiar.  Para os integrantes do instituto um dos maiores agravantes para a necessidade da implementação  do projeto no semiárido é o fator de que  apenas 5% das noticias veiculadas nos meios são da região, enquanto 95% são de informações externas.
Atualmente o projeto está ativo nos municípios de Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato, e futuramente  em Pedro II. Nos três municípios citados existem rádios que dão suporte as aulas práticas.
Para o diretor geral do Emater Marcos Vinicius esta é uma oportunidade de reforçar  a auto confiança dos jovens, promovendo o crescimento pessoal e profissional. “É uma oportunidade de disseminar a ideia de que é possível conviver com o semiárido e de que o jovem pode ir mais longe no contexto profissional”. Destacou Marcos Vinicius.
Para os membros do instituto o Emater  é fundamental na ampliação do conhecimento, uma vez que ele já atua  na assistência e educação rural, e pode  atuar na transformação do jovem  através da comunicação. Daí a importância da união entre Emater e Comradio   atuando juntos na valorização da cultura,  fortalecimento da identidade, combate a pobreza e êxodo rural.



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64