INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater pretende fortalecer redes temáticas e produção rural
26/02/2015 - 08:06  
  
Twitter 
Google+ 
Por: Emanuel Ramos

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Marcos Vinicius do Amaral Oliveira, foi nomeado no fim do mês de janeiro e tem como desafio tornar o Piauí mais igual no meio rural, visando à inclusão social e produtiva das famílias. Neste sentido, o órgão tem papel vital no apoio à produção de alimentos, particularmente no manejo dos agroecossistemas, com respeito à diversidade ecológica e valorização dos aspectos culturais das distintas regiões, construindo assim patamares crescentes de sustentabilidade.

A missão da nova diretoria, em conjunto com valorização dos servidores, está no sentido de operar políticas públicas que contribuam para a melhoria do ambiente rural e para a qualidade de vida das famílias que nele vivem. Para isso, o Instituto irá orientar os produtores e suas organizações para o desenvolvimento dos sistemas de produções, para que os mesmos sejam sustentáveis e gerem renda suficiente para conferir competitividade aos negócios que sustentam as propriedades rurais e permitam às famílias vida digna e com qualidade.

“Diante do que vem pela frente, devemos levar em conta a necessidade de que esses agricultores se mantenham competitivos no mercado, o que exige que estejamos atentos a mudanças conjunturais”, explicou Marcos Vinícius.

A nova diretoria pretende fortalecer e ampliar as redes temáticas do Emater/PI; organizar economicamente as atividades; proporcionar a inclusão social e produtiva do meio rural; fortalecer a dimensão ambiental e possibilitar a execução de políticas públicas em todos os níveis.

Atualmente, o Emater é composto por cinco diretorias que atuam em setores específicos. A Diretoria Geral, que está sendo conduzida pelo advogado Marcos Vinicius; a Diretoria Técnica, Álvaro Ramos (geógrafo); Diretoria de Educação e Extensão, Kalil Luz (agrônomo); Diretoria de Empreendedorismo, Kléssio Brasil (advogado e historiador) e Diretoria de Convivência com o Semiárido, José Vidal Portela (Médico veterinário).

Todas as diretorias estão atuando em conjunto a fim de contribuir na construção do desenvolvimento sustentável em parceria com as demais instituições e atores sociais.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64