INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER-PI promove palestra sobre a cultura da melancia
07/03/2015 - 22:24  
  
Twitter 
Google+ 
Técnicos falam dos cuidados com a produção.

Com o objetivo de orientar os produtores, promover uma conscientização sobre a importância da produção agroecológica e diagnosticar os problemas relacionados ao cultivo da melancia, o EMATER-PI promoveu neste sábado(07), no município de Jatobá do Piauí, uma palestra sobre a cultura da melancia e alternativas para um desenvolvimento sustentável. A cidade realizaria na mesma data o festival da melancia, mas em virtude da queda de produção a coordenação do evento optou por substituir o evento pela palestra.

A atividade foi realizada pela prefeitura de Jatobá, onde dentro da programação seria realizada uma celebração eucarística com participação de agricultores e em seguida uma palestra conduzida por técnicos do EMATER.  A cidade realizaria na mesma data o festival da melancia, mas em virtude da queda de produção a coordenação do evento teve que substituir o evento pela palestra.

A palestra foi iniciada pelo diretor de educação do EMATER Kalil Luz. Na oportunidade o Diretor ressaltou a importância de uma produção acompanhada e da necessidade de produzir sem a utilização de agrotóxicos.  Em seguida o técnico José Pessoa(EMATER/MPA) destacou os cuidados que cada agricultor tem que ter na hora de produzir,  a importância do produtor estar atento as tendências do mercado, uma vez que a cultura da  melancia é exigente devido ao ciclo rápido, e os perigos da produção com agrotóxicos.

“Para resolvermos o problema da queda de produção teremos que somar esforços, realizar diagnósticos de solo e nutrientes, para que assim seja indicado através dos técnicos alternativas para solução. O EMATER estará será responsável pela extensão, educação e orientação quanto a novas tecnologias”. Destacou José Pessoa.

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64