INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater e BNB assinam convênio para assistência a famílias do Pronaf e Agroamigo
11/05/2015 - 20:30  
  
Twitter 
Google+ 
Foi celebrado entre o Emater e o Banco do Nordeste um acordo de cooperação técnica visando a aplicação da metodologia de microcrédito rural orientado e acompanhado para agricultores assistidos pelo Agroamigo (BNB) e outros grupos do Pronaf. O acordo de cooperação foi assinado pelo diretor geral do Emater Marcos Vinicius.
O documento prevê que seja entregue um crédito no valor de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), por agricultores (as) familiares, cabendo ao EMATER a assistência técnica e extensão rural – ATER, visando o fortalecimento das atividades econômicas desenvolvidas pelos agricultores familiares atendidos, com vistas à melhoria da renda e das condições de vida das famílias.

Para o diretor geral do Emater esta é uma importante iniciativa, uma vez que o Emater está presente na vida do homem do campo através dos escritórios locais, e estes são locais de orientação aos agricultores. “A assinatura deste convênio permite que os agricultores familiares tenham acesso às políticas públicas, além de ser um importante meio para geração de renda”. Destacou Marcos Vinicius. 

A assistência técnica e extensão rural para a agricultores será preferencialmente grupal e deverá ocorrer atendendo o disposto no Manual do Crédito Rural, que estabelece orientação a grupos de 20 (vinte) agricultores familiares que apresentam características comuns em termos de tamanho médio de suas explorações, culturas ou criações, padrão de produção, nível de tecnologia e renda.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64