INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater apresenta projeto de revitalização da bacia leiteira
01/06/2015 - 17:17  
  
Twitter 
Google+ 
Emater apresenta projeto de revitalização da bacia leiteira

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural promoveu nesta sexta-feira(29), uma palestra  sobre o projeto  revitalização da bacia leiteira do estado do Piauí .  De acordo o engenheiro da ADAPI Marcos Vinicius, no Brasil o consumo de leite  está em torno de 176,6 litros, e o Piauí está em torno de 110 litros  por habitante/ ano. Com relação a produção o Piauí produz menos de 1% do leite consumido no Brasil, já a Bahia é a primeira na produção de leite no Nordeste, com destaque ao Ceará que vem se destacando no desenvolvimento de um programa de produção.

No sentido de promover o desenvolvimento da produtividade leiteira  pesquisadores da EMBRAPA  e extensionistas do Emater organizaram uma proposta de trabalho para a produção do leite, o “ Balde Cheio”. O projeto consistia na reunião de tecnologias de eficiência comprovada associada a à uma gestão adequada e competente, e na transferência desta tecnologia a agricultores.  Atualmente este projeto já foi  desenvolvido em São João do Piauí, Barras, Paes Landin, Parnaíba e Luís Correia.

O projeto tem como compromisso reduzir os custos da produção, permitir o lucro motivador  ao produto, oferecer leite de superior qualidade e formar um corpo de extensionistas qualificados em produção de leite. “O programa Balde Cheio é destinado aos pequenos, médios e grandes agricultores e busca recuperar a autoestima e oferecer dignidade, além da confiança das famílias num futuro melhor”. Destacou o agrônomo  do Emater Walter  Silas.

O projeto Balde Cheio se encontra em fase de organização dos documentos para a retomada.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64