INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater realiza oficina de planejamento produtivo para mulheres de São João da Serra
04/07/2015 - 10:00  
  
Twitter 
Google+ 
Assistência Técnica e Extensão Rural
Através de uma parceria entre Emater, Governo do Estado, MDS e MDA está sendo realizado no município de São João da Serra, entre os dias 02 e 03 deste mês, o projeto  Chamada Pública Carnaubais. O projeto foi retomado no mês de junho, através da soma de esforços da Direção Geral, Diretoria de Educação e corpo técnico da Autarquia.
 Para a realização da retomada foi promovida uma consulta sobre a continuidade do programa de assistência técnica. A atividades consistem na realização oficinas, e realizada hoje, teve como tema a socialização de diagnósticos individuais e planejamento de ações. Nelas as mulheres apresentaram os focos produtivos e a opção de trabalharem em coletivo ou individual. Assim que o projeto for elaborado pelo EMATER, ele será encaminhado para o MDA, e em seguida, quando for aprovado, será dado um fomento no valor de R$ 2.400,00 a ser investido no projeto produtivo, seja ele a criação de aves,caprinocultura, horticultura ou produção de vassouras. Cada mulher ou grupo irá escolher um projeto.
 A participante do projeto Lucimar Marques destacou a importância desse projeto, pois proporciona o melhoramento da renda familiar. ” Temos a oportunidade de criar um negócio e gerar renda”, explicou.
O diretor de educação e extensão rural Kalil Luz destaca o fato de que após liberado o recurso, será trabalhado a questão da comercialização. “ Iremos incentivar a participação das mulheres em feiras e exposições, e também 10% do que for produzido será destinado a merenda escolar”, explicou Kalil Luz.
Segundo a coordenadora do ATER(Assistência Técnica e Extensão Rural) dos Carnaubais Márcia Mendes a proposta é prestar assistência técnica a 240 mulheres deste território.  As atividades serão realizadas até janeiro de 2016, nesta região participam 50 mulheres. “ São feitas mobilizações, visitas técnicas, diagnósticos das comunidades e das unidades de produção familiar, além da elaboração de projetos”, destacou a coordenadora.
O diretor geral do Emater Marcos Vinicius participou da abertura da oficina na tarde desta sexta-feira (03), onde pôde acompanhar os trabalhos e conhecer algumas histórias das mulheres que são atendidas pelo Autarquia através desta Chamada Pública. O Diretor destacou também a necessidade de retomar este projeto que visa incentivar a agricultura familiar através das “mães de famílias”. “ Projetos como este são importantes porque geram a interação entre o agricultor e os técnicos do Emater. Tendo em vista isso, logo que assumimos, tomamos todas as medidas para a retomada”, explicou o Diretor Geral.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64