Audiência pública discute implantação de sistemas do Programa Água Doce em Campo Alegre do Fidalgo
10/07/2015 - 08:15

Programa Água Doce
 Cumprindo o cronograma de execução do PAD (Programa Água Doce) –Piauí, o EMATER realiza no dia 9 de julho (quinta-feira), na câmara municipal de Campo Alegre do Fidalgo às 9h da manhã, uma audiência pública. A audiência tem o objetivo de validar os 42 diagnósticos que foram feitos no município de Campo Alegre do Fidalgo, e conhecer as 12 comunidades onde serão implantados os 12 sistemas de dessalinização do programa agua doce do Piauí.
De acordo com o coordenador do PAD Adalberto do Nascimento   esta etapa do projeto representa a validação de 42 diagnósticos das comunidades de Campo Alegre do Fidalgo, que   segundo o índice de criticidade de acesso a água do MDA é o município que mais sofre com o problema da salinização da água.
“Para o Piauí o programa disponibiliza 67 sistemas de dessalinizações, e no município só foram diagnosticados 12. Para que o programa possa continuar é necessário que a equipe do PAD/Piauí valide através da realização desta audiência para que o programa possa seguir para outro município”, ressaltou o Coordenador.
 Ao todo, R$ 13 milhões serão investidos na construção de 67 sistemas de dessalinização da água encontrada nos lençóis freáticos das regiões que sofrem com a seca no Piauí. O sistema funciona como um purificador da água coletada por meio de poços já existentes nas comunidades beneficiadas.

Segundo o diretor geral do Emater Marcos Vinicius o PAD representa uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. “Este Programa visa atender prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido. Estaremos nas comunidades debatendo os próximos passos através de audiências públicas, demonstrando assim o compromisso do Governo Federal e Estadual de ampliar o acesso a água de boa qualidade para a população rural piauiense”, explicou o Diretor Geral do Emater.

O programa prioriza as regiões em situação mais críticas. Lugares com os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados pelos planos. Assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiárido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores.