Cerca de 30 produtores rurais da comunidade Ladeira de Terra, localizada na estrada de José de Freitas, a 30 km de Teresina, estão participando desde o dia 30/10 até 03/11 do Curso de Aproveitamento do Pendúnculo do Caju com ênfase na Produção de Cajuína no Sítio Santa Ana. O curso faz parte do Projeto Cajuína do Piauí desenvolvido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, que objetiva beneficiar mil agricultores familiares em todo o Estado.
Desenvolvido desde 2003, o Projeto Cajuína do Piauí, busca aproveitar o potencial do caju no Estado e integrar os pequenos produtores com técnicas e inovações que possibilitem a fabricação de um produto de qualidade, através da capacitação de técnicos e agricultores familiares na agroindustrialização de cajuína. Nos anos de 2004 e 2005, foram realizados 76 cursos, beneficiando 1.576 agricultores familiares e jovens rurais. Para 2006, a meta é realizar 50 cursos, beneficiando 1.000 pessoas.
O curso tem duração de 40 horas, onde os participantes têm aulas teóricas e práticas com informações nutricionais, de higiene pessoal e utensílios para o aproveitamento do pendúnculo do caju, já que muitos agricultores aproveitam apenas a castanha. “No Piauí, são milhares de toneladas de caju jogadas fora, o aproveitamento da polpa do caju é a parte mais importante do curso, que também tem o objetivo de difundir a cultura da cajuína no Estado”, afirma o Diretor-Geral do Emater, Adalberto Pereira.
O encerramento do curso na comunidade Ladeira de Terra acontecerá na sexta-feira, 03/11, às 11h, onde os participantes estarão oferecendo um almoço aos visitantes com pratos à base de caju, além da degustação da cajuína produzida ao longo do curso.
“Estaremos promovendo um intercâmbio de conhecimentos entre comunidades, porque os produtores de cajuína da comunidade vizinha Morro do Papagaio estarão participando do curso, repassando conhecimentos antes adquiridos”, explica a extensionista social do Emater e coordenadora do curso, Raimunda Rameiro.