INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Programa Balde Cheio é iniciado em Castelo do Piauí
23/07/2015 - 13:27  
  
Twitter 
Google+ 
Programa Água Doce chega a Castelo do Piauí
Os Agrônomos da Emater visitaram no início desta semana o município de Castelo do Piauí com o intuito da implantação do Programa Balde Cheio. Este Programa consiste em transmissão de tecnologias para pequenos produtores agropecuários com a finalidade de produzir leite de melhor qualidade com um custo acessível ao produtor rural. Na ocasião foi entregue uma cópia do projeto, que será supervisionado pelo engenheiro agrônomo Reginaldo Cardoso que irá repassar as informações aos agricultores. A equipe foi recebida pelo prefeito de Castelo José Maria.
O agrônomo da Emater, o castelense Emilio Garrastazu Melo Guedes salientou que o Programa Balde Cheio é sem dúvida alguma um dos melhores projetos em andamento no Estado que realmente transforma a vida do pequeno agricultor em um verdadeiro empreendedor tirando-os definitivamente da linha da pobreza e passando a ter uma renda sem depender de transferências federais como bolsa família.
Segundo, o agropecuarista Léo Cardoso o Programa Balde Cheio trará resultados positivos para o município de Castelo, pois o projeto é bastante amplo e não se fixa apenas na produção de leite, e principalmente na cultura de produzir uma pastagem ideal para alimentar os rebanhos, sejam de bovinos, caprinos ou ovinos de maneira a baixar o custo do produtor resultando em uma maior lucratividade ao produtor rural.
Durante a visita a chácara do Sr. José Wilson que fica localizado nas imediações do Bairro Mutirão os engenheiros agrônomos Emilio Guedes, Walter Silas e José Geraldo mostraram o projeto de irrigação e de manejo dos piquetes que será implantado pelo agricultor castelense.Segundo, Walter Silas com a implantarão do primeiro projeto no município a tendência será a implantação de vários outros, pois quando o Sr. José Wilson estiver colhendo os resultados do Projeto Balde Cheio muitos agricultores castelenses irão implantar o projeto, jato esse que irá tornar a cidade auto suficiente em produção de leite e podendo ter uma demanda para abastecer outras cidades. 

Na ocasião, o agricultor José Wilson recebeu a planta do projeto e disse que acredita muito no Programa Balde Cheio, pois somente com ajuda dos agrônomos poderá profissionalizar sua ordenha. O acompanhamento do projeto terá supervisão do engenheiro agrônomo Reginaldo Cardoso que irá repassar as informações ao agricultor, provenientes dos agrônomos na Emater.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64