Regional realiza planejamento de ATER em São João do Piauí
27/08/2015 - 13:00

Planejamento ATER São João do Piauí
 A Diretoria de Educação e Extensão da Emater realizou na manhã desta segunda-feira (25), no município de São João do Piauí, um seminário de avaliação e planejamento das ações de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). A ação visou reunir associações, sindicatos e extensionistas da Autarquia para discutirem sobre a atuação e apresentarem propostas para otimizar os trabalhos de acompanhamento e transferência de tecnologia para a agricultura familiar.
O Encontro foi iniciado com uma apresentação sobre a história da ATER no Brasil e seus direcionamentos.
Atualmente o escritório da Emater de São João do Piauí compreende 15 municípios da região, e é responsável pela emissão de documentos e acompanhamento técnico.
Este planejamento realizado com a base vai servir de referência para a elaboração do plano de ações do escritório regional.  Entre as ações foram destacadas a realização de um calendário de visitas para as comunidades, a realização de cursos e capacitações para pequenos produtores, incentivar a implantação de sistemas de produção e envolver homens e mulheres nas atividades sócio produtivas. A equipe também pensou em ações voltadas para as políticas públicas tais como ATER no Quilombo, elaboração de propostas para o PNAE e PAA além de incentivar o fortalecimento da Agricultura Familiar a partir da comercialização.
Também foram discutidas sobre as cadeias produtivas com o intuito de promover o incentivo à produção com a agua disponível no município, o fortalecimento da ovinocaprinocultura, avicultura e mecanização adequada para a Agricultura familiar e piscicultura.
 Segundo o coordenador regional Genival Airton esta foi a oportunidade de reunir para somar. “ A Emater precisa passar por um processo de reaprendizado, e é importante discutir este tema com os envolvidos para assim melhorar os trabalhos desenvolvidos”, disse Genival Airton.
Para o diretor de educação Kalil esta atividade é uma forma de trazer a comunidade beneficiaria da Emater a participar das atividades de planejamento das ações que vão ser executadas neste período de quatro anos. “ Ela representa a retomada das ações da Emater através dos movimentos sociais e de representações dos agricultores, que resultarão nas indicações de prioridades que serão executadas.  O planejamento regional vai ser construído a partir da demanda da base dos agricultores”, completou o Diretor.
Participaram do encontro os representantes Pedro Laurentino, Ribeiro do Piauí, Bela Vista, São João do Piauí, Conceição do Canindé, Socorro do Piauí, Simplício Mendes, e São Francisco do Piauí.