A Comunidade Sinhá Borges, localizada na zona Norte de Teresina, está sendo beneficiada com um Curso de Aproveitamento do Pendúnculo do Caju com ênfase na Produção de Cajuína, desenvolvido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI.
Essa não é a primeira vez que a Comunidade é contemplada com um projeto do Emater. Em junho deste ano, os 48 agricultores familiares de Sinhá Borges, que trabalham com Horticultura há seis anos, participaram de um curso de aperfeiçoamento da atividade. O curso teve duração de 60 horas, com noções de gestão empresarial rural, sistema de cultivos e informações sobre as culturas a serem desenvolvidas, com a prática de implantação das hortas e confecção dos canteiros.
Durante esta semana, 06 a 10/11, 20 agricultores familiares da comunidade participam das atividades relativas ao Projeto Cajuína, que tem por objetivo aproveitar o potencial do caju no Estado e integrar os pequenos produtores com técnicas e inovações que possibilitem a fabricação de um produto de qualidade, através da capacitação de técnicos e agricultores familiares na agroindustrialização de cajuína.
Segundo a coordenadora do curso, Raimunda Rameiro, essa capacitação será diferente das outras que vêm sendo desenvolvidas pelo Emater, pois na quinta-feira, 09, às 11:30h, acontecerá um intercâmbio de conhecimentos sobre a produção de cajuína, reunindo 80 produtores das comunidades rurais Morro do Papagaio, Ladeira de Terra e Sinhá Borges, no sítio Santa Ana, localizada na estrada para o município de José de Freitas.
No sítio, onde acontecerá o intercâmbio, são produzidas 400 garrafas de cajuína por dia, chegando a uma produção de 15 mil garrafas por ano, durante a safra do caju. "O produtor rural tem o sonho de ter uma mini fábrica para produção da cajuína, como ainda não é possível implantá-la na comunidade Sinhá Borges, levaremos os produtores de lá para conhecer a estrutura do Sítio Santa Ana, compartilhando experiências com outras comunidades", explica a Coordenadora.