INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Programa Água Doce gera renda para as famílias do semiárido
26/09/2015 - 09:27  
  
Twitter 
Google+ 
A Parceria entre Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado, prefeituras e  Emater através do Programa Água Doce vem mudando a realidade dos moradores das comunidades beneficiadas tanto através da instalação do sistema de dessalinização,  que irá beneficiar a centenas de famílias, quanto através da geração de emprego e renda.
 A Emater como empresa contratante seleciona através de um processo de licitação uma empresa que irá gerenciar os recursos. No projeto a empresa contratada se compromete em fazer os diagnósticos, testes de vazão, e se responsabiliza também pela execução das obras. Neste sentido eles selecionam a mão-de-obra entre as famílias que irão receber os Sistemas.  Os moradores que vão trabalhar nas obras recebem a cada 15 dias o salário correspondente ao trabalho realizado, tendo todos os direitos trabalhistas, inclusive a carteira assinada.  Nas três obras iniciadas já foram empregadas 15 pessoas. Finalizando esta etapa serão iniciadas mais 22 obras, gerando mais de 100 empregos diretos com todas as garantias trabalhistas.  A obras estão sendo realizadas em Betânia do Piauí, onde está sendo construído três sistemas, com previsão de entrega para novembro.
De acordo com o coordenador do eixo sustentabilidade Alexandre Moura isto representa uma via de mão dupla para a comunidade, pois a renda que é gerada continua circulando entre os moradores. “ A mão –de-obra para a construção é local, e os contratados tem todo os direitos trabalhistas respeitados”, enfatiza Alexandre Moura.
 Para o seu Francisco, morador da comunidade Bairro dos Pereiros, município de Betânia do Piauí,  este era um sonho antigo, o de construir um poço.  E este sonho foi realizado através de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Emater. “Fico muito feliz em poder estar trabalhando nesta obra, tenho ciência dos benefícios não só para mim. É como um sonho que realizo”, explicou Francisco do Bairro dos Pereiros.
Vale ressaltar que os operários contratados são oriundos das lavouras, e que devido ao período de grande seca estão desempregados.   Nesta etapa do Programa a equipe prepara a construção de 25 Sistemas nas comunidades de Campo Alegre do Fidalgo e Betânia do Piauí.  Os municípios de Curral Novo, Acauã, Pedro Laurentino, Vila Nova e Calderão Grande receberão as etapas seguintes, onde serão beneficiados com a construção de mais 42 sistemas de dessalinização, num total de 67 sistemas. Esta próxima ainda não foi licitada, pois a equipe aguarda para que as 25 obras sejam entregues.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64