INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Piauí elabora projetos para a revitalização da cadeia produtiva do caju
06/10/2015 - 11:59  
  
Twitter 
Google+ 
Revitalização do caju
O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma cultura nativa do Brasil, perene e que tem uma importante característica produtiva no que diz respeito ao potencial de exploração econômica. Da árvore, pode ser retirado um conjunto de produtos, sendo os principais a castanha, de onde se extrai a amêndoa, e o pseudofruto ou pedúnculo, que pode ser consumido “in natura” ou aproveitado em forma de sucos, cajuína, doces, polpas, entre outros.
Apesar da cultura do cajueiro ser ecologicamente adaptada à condições edafoclimáticas da região semiárida, considerada tolerante à seca, sua área de plantio no Estado do Piauí vem sendo reduzida de 170.000 ha (IBGE, 2010) para 82.000 ha (IBGE, 2015) em função da escassez de chuvas e pragas, causando desemprego no campo, faltando renda no período da entressafra e êxodo rural.
Atualmente o Piauí produz cerca de 82 mil hectares de caju, onde cerca de 14 mil famílias são beneficiadas através da produção. Segundo Gilberto Santiago, técnico do Emater este setor, mas em função da seca, das pragas e da falta de tecnologia para ser implementada esta área tem sido reduzida de maneira grave. “Em 2010 as produções de caju no Estado eram em torno de 171 mil hectares, produzindo mais de 50 mil toneladas, já hoje fica em torno de 30 mil hectares”, ressalta Gilberto Santiago.
    A produção de caju no Piauí já esteve entre os cinco itens mais exportados, sendo o segundo. Hoje o produto está fora desta lista. Para tentar amenizar este problema foi elabora um projeto de revitalização da cadeia produtiva do caju, através da parceria entre o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-EMATER, Cajuespi, EMBRAPA, Codevasf e SDR.  O projeto visa a construção de viveiros de mudas e jardins clonais em escolas técnicas em 16 municípios do Piauí
Com a produção de mudas de cajueiro anão precoce de forma sustentável e com elevado nível tecnológico proporcionará uma maior resistência da cultura à seca e com potencial genético no aumento da produtividade e qualidade da produção. 
No Piauí, a maior produção de caju é realizada no sudeste do Estado, onde a safra caiu 50% em virtude da redução de chuvas.
Outras iniciativas
Em Pio IX está sendo desenvolvido um projeto onde serão investidos mais de 2 milhões de reais. Este projeto visa o beneficiamento da cultura do caju.  Segundo o articulador João Luís ele vem para beneficiar todo o processo do caju, desde o campo até a industrialização da castanha. “ Nós vamos trabalhar com o suco concentrado, a polpa e a ração do caju, além da cajuína, será trabalhado também a questão da amêndoa e o resíduo será aproveitado para a caldeira, no cozimento da cajuína”, destacou João Luís.
 O projeto está em fase de aprovação, o recurso já está descentralizado. Este projeto irá beneficiar nove assentamentos do município de Pio IX, e irá beneficiar diretamente 360 famílias, onde está inserido os que tem área plantada e os agricultores associados.



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64