INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Projeto Cajuína do Piauí reúne quatro comunidades rurais
10/11/2006 - 00:11:41  
  
Twitter 
Google+ 
Intercâmbio de produção de cajuina Chácara Santa Ana

     Em um dia de troca de conhecimentos sobre a cultura do caju, agricultores familiares das comunidades Morro do Papagaio, Ladeira de Terra, Sinhá Borges e da Chácara Santa Ana, ofereceram a seus visitantes diversos pratos feitos à base da fruta típica do Piauí. Os agricultores que já produziam cajuína contavam aos outros suas experiências.

     Afonso de Freitas, de Ladeira de Terra, produziu cerca de mil garrafas de cajuína na última safra do fruto e falou da importância desse aproveitamento. "Eu aproveito até a folha do caju como composto orgânico para usar na adubação do meu plantio de pimenta".

     Antônia Cunha diz que com a venda de 550 garrafas de cajuína para comerciantes e localidades vizinhas à comunidade Sinhá Borges, conseguiu, no final do ano passado, reformar a sua casa. "Melhorou muito na renda da minha família, fiz até uma pequena reforma na minha casa".

     Essa troca de conhecimentos aconteceu durante o intercâmbio realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, ontem, 09, na Chácara Santa Ana, no povoado Santa Teresa, e teve por objetivo a facilitação de dois cursos de aproveitamento do Pendúnculo do Caju com ênfase na Produção de Cajuína para cerca de 40 agricultores familiares, que não tinham a estrutura necessária para a realização dessa capacitação em suas comunidades.

     "Foi um sucesso, os produtores rurais aprenderam que tudo o que se faz com carne, dá pra fazer com caju e também tiveram a oportunidade de se confraternizar. Não foi só um curso, foi uma socialização", comemorou a organizadora do intercâmbio, Raimunda Rameiro.

     Nos anos de 2004 e 2005, o Emater realizou 76 cursos, beneficiando 1.576 agricultores familiares e jovens rurais. Para 2006, a meta é realizar 50 cursos, beneficiando 1.000 pessoas. Para o Diretor-Geral do Instituto, Adalberto Pereira, o sucesso do Projeto Cajuína do Piauí se dá pelo acompanhamento e envolvimento de todos do Emater. "Uma coisa é saber que faz outra é a gente ver e entender, por que quanto mais a gente se envolve mais agente se compromete", afirmou Pereira.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64