Emater realiza semana de capacitações em São João do Piauí
06/11/2015 - 10:31

Semana de capacitações em São João do Piauí
Com o intuito de capacitar técnicos e agricultores familiares, o  Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) promoveu, no município de São João do Piauí, uma semana de cursos e capacitações. A equipe, composta pelos engenheiros agrônomos Jose Geraldo, Antonio Meirion  e Valter Silas, realizou, entre os dias 2 a 5, cursos sobre o Cadastro Ambiental Rural, Manejo de Irrigação e uma palestra sobre  a recuperação da bacia leiteira-Programa Balde Cheio.

O curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministrado pelos engenheiros José Geraldo e Antonio  Meirion, atendeu a uma demanda do escritório regional e teve o propósito de preparar os técnicos do Instituto para que estejam aptos a proceder o cadastro dos agricultores familiares. Após a capacitação, os técnicos estarão aptos a executar a plataforma do CAR, resultando no mapeamento das propriedades. O cadastro facilita no levantamento sobre o desmatamento, favorecendo a recuperação ambiental.

Para o engenheiro José Geraldo, a capacitação, que foi iniciada pela  Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), gerou multiplicadores e os cadastros terão que ser realizados até maio de 2016. “A ideia é levar, para todos os regionais, oito profissionais do Emater, capacitados para ministrarem este curso nos escritórios regionais. Os agricultores que não realizarem o cadastro, sofrerão sanções e não estarão aptos a receberem recursos por meio da política de incentivo ao Agricultor Familiar”, explicou José Geraldo.

Também foi realizado um curso de Manejo de Irrigação, que contou com a participação de 16  agricultores familiares. No curso, foi abordado o sistema de irrigação por aspersão, microasperção, gotejamento, manejo da irrigação, estratégias de como baratear custos e como preservar a irrigação.

De acordo com o engenheiro agrônomo Valter Silas, na região de São João do Piauí está sendo implantado um grande projeto, uma área de 1mil hectares pela Codevasf e é uma área que está crescendo muito, inclusive no que diz respeito à fruticultura (uva, melancia e goiaba).  “Os agricultores sentiram necessidade de cursos como esses para dominarem esta tecnologia”, explicou.

Balde Cheio

Fechando a programação, foi realizado, nessa quinta-feira (5), uma reunião com os produtores de leite. Na ocasião, foi falado sobre a retomada do Programa Balde Cheio no município. O projeto foi interrompido por problemas com latícinios, além da suspensão do Programa do Leite, e os produtores acabaram ficando desestimulados.  Com a notícia de que o programa será retomado, os produtores estão retomando aos poucos as atividades.

De acordo com o produtor José Orlando, esta iniciativa foi de grande valia. “A partir desse momento, só temos a incentivar a produzir mais  leite,” disse.