Governador conhece projeto de produção de uva elaborado por técnico do Emater
09/11/2015 - 13:10

No semiárido piauiense, município de São João do Piauí surge um projeto pioneiro de  empreendedorismo. Trata-se da implantação de uma produção de uva. A proposta está sendo instalada no município, em uma área de aproximadamente três  Hectares. A iniciativa partiu do senhor Marcos Coelho, que até então tinha percorrido mais de 15 mil quilômetros em busca de uma área propicia para a plantação inicial de uva, e em seguida de frutas tropicais,  onde ele pudesse encontrar apoio para o desenvolvimento.
O apoio para a elaboração do projeto veio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater a partir do apoio do diretor geral Marcos Vinicius e coordenador regional Genival Oliveira. Para o local foi elaborado  um projeto para  que fosse liberado um recurso via Banco do Nordeste, onde estavam inclusos um plano de irrigação, outorga de água, eletrificação e a acompanhamento técnico.
 Segundo o agricultor Marcos Coelho a região de São João do Piauí é muito boa para a produção de uvas, uma vez que os fatores climáticos contribuem para a produção devido ao sol e a boa altitude. “ Temos a expectativa de bons resultados, estamos no local há três anos, e encontramos apoio do Emater para a elaboração do projeto para conseguirmos o financiamento, além de acompanhamento ”, explicou.
Na localidade  estão sendo plantadas mudas de uva do tipo “Isys”, em virtude da sua boa fertilidade e resistência a doenças, resultando na redução do uso de agrotóxicos, e em seguida serão plantadas também mudas do tipo Núbia e Crimson. Ambas produzidas pela Embrapa do Sul do país. A proposta é que com a ampliação da área sejam produzidas também  a manga, a goiaba e banana.
 A orientação do técnico do Emater foi direcionada para a correção do solo, aplicação de calcário, irrigação além do acompanhamento constante. De acordo com o coordenador regional Genival Oliveira o órgão  tem como missão dar apoio ao agricultor familiar, mas também tem como propósito apoiar iniciativas que possam gerar renda e melhorar  qualidade da vida das pessoas através de produtos saudáveis. “ Ao conhecermos a proposta de produção do Marcos, percebemos a boa iniciativa na redução da utilização de agrotóxicos. E isto representa mais qualidade na casa de quem consome o que será produzido”, destacou  Genival Oliveira.
Logo após sair da abertura oficial do 5º Festival da Uva de São João do Piauí, realizado no parreiral do Assentamento Marrecas, o governador Wellington Dias acompanhado de membros do Banco do Nordeste e comitiva visitaram as instalações  da propriedade localizada a 11,5 Km de São João do Piauí. O Governador ficou muito entusiasmado com a iniciativa.
 Esta é a primeira inciativa particular de um agricultor no município de São João do Piauí. Vale ressaltar que o agricultor Marcos Coelho acompanhado de sua esposa venderam sua casa em Petrolina para  apostar  nas riquezas do Piauí.