EMATER participa da III reunião de avaliação do Programa Água Doce
18/11/2015 - 10:06

A Coordenação do Programa Água Doce do Piauí participa nesta quarta-feira (18), em João Pessoa, da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD)2015. No evento serão discutidos a “Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento”;   os desafios dos sistemas coletivos  de abastecimentos de água, , os modelos de sistema de gestão coletivas e as experiências  na gestão dos sistemas de dessalinização dos sistemas coletivos nos municípios.
Segundo o coordenador nacional do Programa Rentado Saraiva o objetivo é promover o acompanhamento da execução dos nossos Programas, e este é  um dos métodos que está sendo usando para dar transparência  desde que se começou esse processo. Esta é a terceira reunião anual. “O PAD Nacional promoveu uma reunião em março, que teve o caráter de repactuação dos Estados. Onde foram reunidos os novos parceiros (Secretários e Coordenadores Estaduais), para explicar sobre o Programa”. Foi realizada também uma reunião em junho, no município de Natal com os novos Secretários, já com o processo retomado, onde foi pensado sobre a organização do calendário e metas. “Já na reunião de hoje  iremos dar sequência na continuidade destes trabalhos”, ressaltou  Renato Saraiva, coordenador nacional do Programa Água Doce.
O encontro vai reunir representantes do Governo Federal, a equipe do PAD Piauí e dos nove estados onde o programa é executado, o chefe de gabinete da Presidência da Agência Nacional das Águas, Horácio Figueiredo Júnior, onde vai ministrar a palestra sobre a situação dos mananciais superficiais e dos reservatórios do semiárido. A situação das águas subterrâneas do Nordeste.
No Piauí o Programa Água Doce se encontra em fase de  finalização da primeira etapa no município de Betânia do Piauí estão sendo implantados três sistemas de dessalinização, onde serão beneficiadas mais de 3 mil famílias. Para o coordenador do PAD Piaui Adalberto Nascimento
 De acordo com o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica de Assistência  Técnica e Extensão Rural do Piauí  Marcos Vinicius a participação do Emater Piauí na III Reunião de Acompanhamento da Execução do PAD visa basicamente prestar contas do que foi executado no ano de 2015. O convênio já tem assegurado por parte do Ministério a sua renovação. “O Emater já está se preparando para fazer a licitação para os novos dessalinizadores. Já temos a implantação de três, que queremos inaugurar até o fim do ano, no município de Betânia do Piauí. Serão 12 sistemas e  Campo Alegre do Fidalgo e mais quatro em Betânia do Piauí. Os municípios de Guaribas e Acauã se encontram  na fase final dos diagnósticos”, explicou o diretor geral do Emater Marcos Vinicius.
Durante o encontro, também serão apresentadas aos participantes as experiências exitosas na gestão dos sistemas de dessalinização implantadas nos municípios Paraibanos de Amparo e Parari.
No último dia da reunião, serão formados grupos de trabalho por estado para que seja elaborada uma proposta de arranjo para a gestão dos sistemas do PAD, com foco na manutenção e monitoramento, além da elaboração dos cronogramas de execução física e institucional para 2016.