INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Centro de Treinamento do Emater está em fase de conclusão
25/11/2015 - 12:54  
  
Twitter 
Google+ 
A reforma do Centro de Treinamento da Agricultura Familiar do Emater está em fase de conclusão. O serviço inclui toda a parte de teto, salas de aula, auditório, salas de coordenação, cozinha e dormitórios.

Atualmente, o Centro conta com 32 alojamentos, com capacidade de hospedar de 150 a 180 pessoas, um auditório com 180 lugares, três salas de aula que comportam 40 pessoas cada e um espaço para biblioteca que possa servir de estrutura de pesquisa para os estudantes das universidades Federal e Estadual.

Com a reforma, o Emater poderá prestar o melhor serviço à sociedade, técnicos e agricultores familiares. A nova estrutura também permite a relização de eventos, que não se restringe só as ações do Emater, mas também de outras instituições. No espaço, poderão ser realizadas palestras, minicursos, seminários e congressos. 

Para o coordenador André Rocha, a reforma vai tornar este ambiente funcional, servindo tanto ao Emater quanto aos outros órgãos do Estado que queiram realizar seus eventos, que possam encontrar no CT do Emater um espaço com estacionamento e estrutura funcional adequada. “A reforma do CT é um passo importantíssimo que o Governo do Estado dá para fomentar ações de capacitação e formação para o agricultor familiar”, destaca o coordenador.

Transferência de tecnologia

Tão logo se concretize a reforma física do CT, a diretoria enfrentará outro desafio: O de promover a transferência de tecnologia, por meio das unidades de demonstração de métodos. Antigamente, o Centro de Treinamento era um espaço onde se construía tecnologia e se demonstravam métodos aos agricultores, para que eles pudessem aplicar nas suas propriedades. No local, havia unidades demonstrativas de ovino e caprino, de galinha caipira, de criação de suínos, e também espaço de irrigação de culturas anuais e fruticultura. Com o passar do tempo, estas unidades foram sofrendo um processo de desmonte. “Hoje, precisamos resgatar este trabalho que o Centro de Treinamento desempenhava no estado”, disse André Rocha.

Segundo o coordenador do Centro de Treinamento, até o fim de novembro será apresentado para a diretoria do Emater um projeto de revitalização de parte das unidades demonstrativas, para que seja reiniciado um trabalho de formação técnica. Primeiramente será entregue um projeto de irrigação para culturas anuais, fruticultura e de pastagem, assim como está sendo prevista a implantação de irrigação das principais culturas que são trabalhadas no estado, como, por exemplo, milho, feijão e caju.

Outro projeto a ser instalado será uma unidade para a produção de mudas, com um viveiro para a produção de frutíferas, além de um jardim clonal de caju anão-precoce, para que aqui se possa ter uma estrutura capaz de produzir essas mudas a serem distribuidas aos agricultores. Esta ação irá promover a revitalização dos pomares de caju, visto que nos últimos anos, o estado vem passando por uma sequência de seca, resultando na perda de grande parte da sua área de caju. Este será um trabalho para reestruturar a produção de mudas no Piauí.

Serão implantados também uma unidade de ovinos e caprinos, reconstruindo o aprisco com unidades funcionais para que possa servir de unidade didática para os técnicos e agricultores, onde se poderá ver todo o manejo, tanto alimentar quanto sanitário destes animais, assim também como as boas práticas de criação e produção.

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, serão aplicados R$ 750 mil e a expectativa é de que as novas instalações do centro estejam prontas até o fim de dezembro para o início de janeiro do próximo ano.

Além da reforma, a direção do Emater busca, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, a aquisição de equipamentos para a agroindústria, voltados para o processamento de frutas e para a criação de caprinos e ovinos.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64