Municípios do Piauí recebem estações Pluviométricas
09/12/2015 - 11:10

Foram instaladas nesta última semana com o apoio da CEMADEN, prefeituras e Emater  estações pluviométricas nos municípios de Piracuruca, São João da Fronteira  e Pedro II.  A estação tem como objetivo introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. A instalação das estações  pluviométrica faz parte  do Acordo de Cooperação Técnica  entre a União e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí para a obtenção de dados ambientais.
 Nos municípios de Piracuruca e São João da Fronteira  foram instalados  modelos mais simples, com apenas o pluviômetro automático e um sensor de umidade. Já em  Pedro II  foi instalado uma estação completa  que mede  a umidade relativa do ar, nível de insolação  com  quatro sensores de umidade  do solo.
Todos os sistemas são automáticos e enviam informações em tempo real para celulares.
  Segundo o diretor do IFPI de Pedro II, que demonstrou muita felicidade  com a instalação da estação no município   a estação pluviométrica  irá trazer vários benefícios  ao agricultor, assim como   também para a pesquisa. “A estação vai trazer vários benefícios  para os moradores da região, além de  favorecer  a pesquisa de professores “, completou.
Esta é uma ação conjunta  do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI), Emater e Prefeituras.