Governo e servidores debatem melhorias para o Emater
12/01/2016 - 16:18

Franzé Silva se reúne com servidores do Emater

O secretário da Secretaria de Administração e Previdência, Franzé Silva, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (12), com os servidores efetivos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater). O encontro foi motivado pelo interesse da diretoria em resolver demandas do Emater e reforçado pela sensibilidade do Governo em dialogar com os órgãos do estado. A reunião teve como objetivo debater questões salariais e de infraestrutura do órgão. O encontro aconteceu no auditório da SDR e contou com mais de 150 trabalhadores de Teresina e do interior.

O destaque da reunião girou em torno do interesse do Governo em dar ênfase ao setor primário, cuidando dos servidores e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento do órgão. “Precisamos, acima de tudo, criar uma perspectiva de segurança tanto para os servidores, quanto para o Emater”, ressaltou Franzé.

O gestor destacou que o governador Wellington Dias tem como sonho a restruturação do Emater. “A ideia é criar Centros Administrativos nos municípios e o Emater é um dos órgãos que ele quer colocar neste espaço”, completou. Franzé também ressaltou a crença do Governador de que o Estado organizado passa pelo setor primário que diretamente passa pelos servidores.

Para o diretor do Emater, Marcos Vinicius, este encontro é importante para a instituição e para os servidores, pois representa um momento de diálogo para a melhoria do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).  “Estamos finalizando um levantamento para saber o que cada escritório necessita para que se possa prestar um serviço de qualidade. A partir de segunda-feira será marcado um encontro, e que este ano de 2016 este ano seja um ano de conquistas para o homem do campo”, disse Marcos Vinicius.

Segundo Franzé, o Governo tem interesse de avançar na qualidade e na estrutura não só do Emater, mas também da SDR, Adapi e de todos os órgãos que interagem diretamente na evolução deste setor que abrange a maioria da população do Piauí. O secretário destacou também a importância de se manter o homem no campo, produzindo e estimulando seus filhos a também produzir. “Este é o nosso maior desafio: empolgar as pessoas a acreditar na produção agrícola e na agropecuária como um todo”, explicou o Secretário.

De acordo com Socorro Soares, que trabalha há 40 anos no Emater, é hora de se pensar também na valorização estrutural do órgão. “Até o final do primeiro mandato do governador Wellington Dias, o Emater passou por um processo de restruturação, mas antes, para se ter uma ideia, nem um datashow o órgão possuía. De lá pra cá, foram das as condições básicas para prestar este serviço tão importante”, observou.

Através da visita aos servidores do Emater, o Governo demonstrou interesse de apoiar as ações relacionadas à Agricultura Familiar e ao desenvolvimento do setor rural. Foi encaminhada para a segunda-feira (18), a realização de uma reunião para que seja iniciado um diálogo sobre questões salariais e estruturais do órgão.

Durante o encontro desta terça, o secretário Franzé lançou um desafio aos servidores solicitando que seja apresentada também uma proposta de restruturação do atual modelo de gestão, resultando assim na melhoria da prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural para as famílias do Estado do Piauí.