Começa hoje, às 18:00h, na praça Pedro II, a 3ª FERAPI – Feira Piauiense de Produtos do Povo da Reforma Agrária e do Povo Quilombola, que vai reunir cerca de 550 pessoas vindas de todo o Piauí até o dia 17/11.
Esse ano, o tema da feira será “Cultura e Identidade” e, além das exposições de produtos, contará na sua programação com conferências, seminários, oficinas técnicas e temáticas, plenárias e manifestações artísticas, com o objetivo de propiciar momentos de estudos, no contexto da reforma agrária no Piauí.
Dentre os temas que serão discutidos durante a Feira estão: Arte e identidade na construção do desenvolvimento do campo; Acesso às políticas públicas; Elaboração de projetos técnicos para captação de recursos; Cultura como produção da história e significado do imaginário coletivo; Usos e lugares como produção de identidade; Acesso à terra e assessoria técnica: meios e jeitos de fazer. Serão realizadas, ainda, oficinas como capoeira, estética negra, artesanato em vidro e artesanato em madeira.
Durante as noites do evento, haverá uma vasta programação cultural com apresentações artísticas trazidas pelas comunidades.
Além do EMATER- Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, que está coordenando a Feira, várias instituições estão envolvidas na preparação da feira, como INCRA/PI, SDR, INTERPI, PCF, MST, FETAG, FETRAF, COORDENAÇÃO ESTADUAL DAS COMUNIDADES NEGRAS RURAIS QUILOMBOLAS, CEPAC, PROJETO DOM HELDER CÂMARA , COOTAPI & ASSOCIADOS, DELEGACIA MDA, MOVIMENTO COISA DE NÊGO, COORDENAÇÃO DA PESSOA NEGRA/SASC, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA (SEDUC), CONAB, EMBRAPA.