INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater e Seduc dialogam sobre consumo de alimentos da agricultura familiar
03/02/2016 - 15:01  
  
Twitter 
Google+ 
Com o objetivo de promover o aumento do consumo de produtos oriundos da agricultura familiar, a conscientização dos benefícios que tal alimentação traz, e promover a comercialização, a diretoria de empreendedorismo do Emater procurou a Seduc a fim de dialogar com a diretoria responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no Piauí(Pnae), para uma possível parceria que possibilite aumento do consumo dos produtos oriundos da agricultura familiar nas escolas públicas. 
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) contribui para formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais. 
De acordo com a diretora responsável pela merenda escolar Ana Rejane Barros a meta é que 30% dos recursos do FNDE sejam investidos na compra de produtos da agricultura familiar, mas o consumo não chega a 5%, alcançando apenas 15 municípios. “Um dos maiores entraves está no sentido da conscientizar os produtores para se enquadrarem nos padrões exigidos pelo Programa. Atualmente o repasse é feito de maneira descentralizada, cada uma então fica responsável por organizar a compra. Infelizmente sentimos dificuldade em mapear os agricultores, entre outros problemas”, destacou.
A compra dos produtos é feita através da modalidade Chamada Pública, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar que no ano passado esteve em torno de 18 milhões, sendo que 30% desse valor são destinados apenas à compra de produtos da agricultura familiar. O repasse este ano será feito a partir de março e a expectativa é que o seja maior. Já a Chamada Pública será lançada a partir do mês de maio no Diário Oficial do Estado.
 Segundo o diretor de empreendedorismo do Emater Klessio Brasil a ideia é levantar subsídios que apoiem para que o consumo de produtos da agricultura familiar possa ter um aumento. Para tal ação a diretoria iniciou um dialogo para que as dificuldades sejam contornadas.  “Vale ressaltar que nossa diretoria visa fomentar a cultura da comercialização do que os agricultores familiares produzem, e para que isto seja alcançado buscaremos organizar capacitações em parceria com a Seduc a fim de orientar os técnicos do Emater para que eles possam acompanhar os produtores na hora da elaboração do plano de venda”, completou.
 
 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64