Emater apresenta projetos que receberão investimentos do Viva o Semiárido
18/02/2016 - 08:19

Emater apresenta projetos que receberão investimentos do Viv
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) apresentou, nessa terça-feira (16), três projetos pilotos de produção que receberão investimentos do Projeto Viva o Semiárido. A apresentação foi na abertura da oficina de nivelamento. As associações e cooperativas dos municípios de Vera Mendes e Queimada Nova apresentaram projetos destinados à caprinocultura, já Dom Inocêncio apresentou projeto com foco na piscicultura.

A Associação de Pequenos Produtores  de Caprinos e Ovinos de Queimada Nova (Associação Caprinova), vai beneficiar 14 famílias com um projeto orçado em  R$198 mil reais. De acordo com o técnico do Emater, Sérgio Alves, o maior desafio dos associados estava na baixa autoestima e na descrença em projetos que pudessem viabilizar o crescimento da produção.  “Por meio do Viva o Semiárido, temos a oportunidade de retomar a produção de forma coletiva para atender o mercado interno, buscando também o mercado institucional”, disse  Sergio Alves.

A Associação Quilombola de Vera Mendes também foi beneficiada com um projeto de caprinocultura  no valor de R$ 205 mil, beneficiando cerca de 20 famílias na comunidade. Segundo o presidente da Associação, Aldenor Rodrigues da Silva, o projeto teve o acompanhamento dos técnicos do Emater que fizeram palestras e treinamentos, orientando para que pudéssemos fazer a sanidade e omanejo animal da melhor forma. “Já temos a prática, mas tem coisas que só o técnico pode nos ajudar a resolver”, explicou Aldenor.

O Projeto Viva o Semiárido busca incentivar o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Semiárido piauiense, por meio  da promoção de Assistência Técnica e Extensão Rural e transferência de tecnologia.

Com uma metodologia própria, produtores rurais formalizados em associações, cooperativas ou grupos formalizados devem apresentar projetos produtivos que serão analisados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e serão submetidos à Unidade Regional para pré-análise. Depois, o projeto será encaminhado para o Conselho Gestor do Projeto Viva o Semiárido. Para a elaboração dos projetos, chamados de plano de negócios, os produtores recebem a orientação dos técnicos do Emater.

Segundo o diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius do Amaral, a meta para 2016 é a elaboração de 70 planos de negócios, para isto, mais de 34 técnicos participam da Oficina de Nivelamento do Programa Viva o Semiárido.  “Os escritórios do Emater serão pontos estratégicos para a execução do Programa: Picos, Paulistana, Oeiras e Valença, onde irão funcionar unidades de gestão”, destacou Marcos Vinicius.

Nesta quarta-feira (17), os técnicos do Emater irão elaborar um plano de ações para a elaboração dos planos de negócios, assim como a avaliação. Participam do encontro 34 técnicos do Emater dos escritórios de Teresina e do interior do estado.