Emater apresenta tecnologias de convivência com o semiárido
26/02/2016 - 15:38

Senhor Raimundo Lázaro utiliza as novas tecnologias
 A mecanização da agricultura familiar através da implantação de moto cultivadores foi tema do dia de campo realizado pelo Emater em parceria com Prefeitura de Socorro do Piauí e Banco do Nordeste. Participaram como convidados  IFPI, UFPI, representantes do colegiado da cidadania Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, sindicatos e associações. A atividade foi realizada na propriedade Tamburizeiro, do senhor Raimundo José Lázaro da Silva e da senhora Maria Generosa, localizada a 5 km do município de Socorro do Piauí.
O senhor Raimundo Lázaro de 60 anos, pai de dois filhos, durante muito tempo sofreu com a escassez de água e de suporte problemas com falta de alimento para os animais. Neste sentido os técnicos do Emater e a Prefeitura desenvolveram  uma série de ações para que o senhor Raimundo Lázaro pudesse produzir adaptadas ao semiárido, e para que sua propriedade pudesse servir de modelo para outros.
No município uma série de ações foram desenvolvidas no sentido de dotar a agricultura familiar de ferramentas modernas, eficientes e que estejam ao alcance financeiro dos agricultores, objetivando facilitar as tarefas do campo, substituindo em grande parte ferramentas como a enxada, que exige muito esforço físico com baixo rendimento, além de reduzir a dependência de máquinas convencionais, de porte elevado,  escassas no município e que as vezes não chegam a tempo nas unidades produtivas.
 Segundo o supervisor territorial do Emater Carlos Roldão Antunes  este evento foi organizado com o intuito de viabilizar o crescimento da agricultura familiar, e para que isto possa ser concretizado é importante estabelecer parcerias.   “Para isto convidamos a Universidade Federal e o Instituto Federal, sem se esquecer  é claro dos agricultores,  associações e a Prefeitura.  Pois a união entre estes agentes pode sim melhorar a qualidade da agricultura familiar”, disse .
O diretor de educação, ensino e extensão do Emater Kalil  Luz alertou para a importância da extensão rural pública, e destacou a necessidade de que sejam reivindicados investimentos para ela. “O papel da extensão rural não mudou. O homem do campo precisa mais do que nunca de acompanhamento técnico e de parceiros”, destacou.
O senhor Raimundo Lázaro cultiva 12 hectares com milho, mandioca, feijão e palma forrageira. O agricultor também trabalha com gado de corte e caprinos. Para ele seria impossível ter tantas produções se não fossem o apoio dos parceiros. “A falta de chuva e a falta de recursos  dificultam a permanência do  homem no campo, nós precisamos  de mais apoio, e nosso maior problema agora está na falta de energia, mas mesmo assim ainda conseguimos nos virar”, disse. Nesta propriedade foram implantadas através do Emater e Prefeitura barreiros e pequenas represas, para estocagem de águas pluviais que são utilizadas em irrigação de salvamento e a utilização de motocultivador usado no preparo e tratos culturais.  Atualmente cinco famílias estão sendo beneficiadas com o projeto, duas com recursos públicos e três com recursos próprios.