INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Saiba como proteger envio de mensagens eletrônicas corporativas
01/04/2016 - 08:07  
  
Twitter 
Google+ 
O servidor Douglas Ferreira (33), Analista de Suporte e Rede da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PI), produziu um artigo sobre o roubo de informações empresariais a partir de emails, prática que infelizmente tem se tornado comum. 

De acordo com Douglas, somado ao cenário de aumento na utilização de webmails na comunicação de colaboradores de grandes empresas, gera uma situação de alta vulnerabilidade, uma vez que a exposição das informações pode comprometer o desempenho de uma corporação caso cheguem a ser interceptados por vigias da Internet. Diante deste contexto, surgiu a proposta deste artigo, que consiste em avaliar uma forma de troca de e-mails segura para o ambiente corporativo, utilizando uma aplicação de e-mail e uma ferramenta de criptografia.

O estudo de caso foi realizado em ambiente corporativo laboratorial da empresa R, com a realização da configuração e teste de envio de mensagem eletrônica segura realizada a partir de uma ferramenta de criptografia híbrida, que proporciona a seus usuários criptografar e descriptografar mensagens utilizando chaves públicas e privadas de uma maneira fácil e rápida. Como contribuição a proposta oferece uma maior segurança na troca de e-mails corporativos.



Ascom ATI

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64