Muita música e alegria marcaram, ontem, 14, a abertura da 3ª FERAPI – Feira Piauiense de Produtos do Povo da Reforma Agrária e do Povo Quilombola. Além da abertura solene com a presença dos representantes das Instituições envolvidas na realização do evento, os participantes puderam sentir um pouco do que vai acontecer durante toda a feira.
Durante o pronunciamento dos representantes da organização do evento, foi ressaltada a importância da realização dessa feira para o crescimento da agricultura familiar. "Nos alegra o fato de estarmos discutindo estratégias de melhores condições de trabalho para os agricultores familiares, com a realização da venda de produtos e troca de experiências entre pessoas de todo o Estado", afirmou Caçula, representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura – FETAG.
Para Maria Rosalina, representante das Comunidades Quilombolas o objetivo da feira é dar oportunidade para que haja um intercâmbio entre o campo e a cidade. "As comunidades estão aqui para dar visibilidade às suas capacidades e produções, além de estarmos traçando estratégias de políticas voltadas para o povo negro", ressalta.
O Diretor-Geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, Adalberto Pereira, falou da importância política da Ferapi, que é um evento mobilizador e condutor político dos movimentos sociais, além de reafirmar o compromisso do Emater de estar ao lado da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável das famílias.
Durante a manhã de hoje, 15, foi realizado o seminário "Arte e Identidade Cultural na Construção do Desenvolvimento do Campo: Acesso às Políticas Públicas.", onde os participantes puderam de bater políticas públicas para o campo, para o povo quilombola e da reforma agrária e constituíram grupos de trabalho para o desenvolvimento de estratégias e propostas de ação.
A FERAPI se estende até o dia 17/11, com exposições de produtos, conferências, seminários, oficinas técnicas e temáticas, plenárias e manifestações artísticas, no complexo Centro de Artesanato – Praça Pedro II.