Emater defende universalização da Ater Pública em conferência
14/04/2016 - 15:42

A 2 ª Conferência Estadual  de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foi realizada nos dias 12 e 13 de abril, em Teresina.  A abertura contou com a participação da vice-governadora Margarete Coelho, do secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima; representantes da Delegacia do MDA, das comunidades tradicionais, Incra, Fetag, Embrapa,  do Núcleo de Desenvolvimento dos Territórios (Nedets), Ufpi, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o  do  diretor geral do Emater Marcos Vinicius.

2ª Conferência Estadual de Ater( Foto: Divulgação Emater)Como resultados saíram 30 proposições, em que 18 foram colocadas nos eixos principais que englobam o sistema nacional de Ater e Políticas Públicas para a agricultura familiar, Formação e construção de conhecimento na Ater. As outras 12 proposições estiveram voltadas para temas transversais, englobando o papel da mulher, do homem e dos jovens no âmbito rural, assim como das comunidades tradicionais.

As propostas foram sistematizadas ao longo das 11 Conferências Territoriais realizadas no Estado do Piauí, debatidas na conferência estadual, para em seguida, ser elaborado um documento com as 30 propostas prioritárias que serão encaminhadas para a 2ª Conferência Nacional de Ater que será realizada no período de 31 de maio a 03 de junho em Brasília.

De acordo com a extensionista rural Márcia Mendes,representante do emater na Comissão Organizadora Estadual da Conferência (COE), as proposições aprovadas pela plenária dão conta do objetivo da conferência que é o de definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização e qualificação dos serviços de ATER, pois  tratam da universalização e qualificação dos serviços de Ater. “O desafio agora do Emater é fazer com que  este serviço  chegue a totalidade da agricultura familiar, fazendo com que as políticas públicas  do meio rural cheguem à mulher do campo, ao homem, à juventude  e às comunidades tradicionais, de maneira qualificada”, disse Márcia Mendes.

O Emater participará da 2ª Conferência Nacional através da indicação de três delegados: Geyson Coutinho ( Eng. Agrônomo); Celestino Ribeiro ( Téc. Agrícola) e Márcia Mendes( Assistente Social).  Vale destacar que os selecionados do instituto atuam diretamente na Chamada Pública Mulheres Rurais Território dos Carnaubais, tema de uma das discussões realizadas na Conferência.

Segundo o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, é importante criar a Lei Estadual de Ater, assim como criar e reforçar o Sistema de Ater Pública sob a coordenação do Emater, devido a responsabilidade e o papel que ele desempenha no processo de  articulação e implementação de políticas públicas para o meio rural.

O diretor destacou também o grande desafio que é a busca incansável pelo fortalecimento da instituição pública.  “Vale ressaltar a parceria com os movimentos sociais e a importância desta conferência pelo seu papel relevante como  um instrumento de negociação  para o meio rural,  representando a continuidade  de um compromisso firmado entre o Governo Federal, Governo Estadual e a sociedade, em prol  de um desenvolvimento sustentável com base na agricultura familiar”, explicou Marcos Vinicius.