INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Governo do Piauí transforma a vida de mulheres através de Assistência Técnica e Extensão Rural
02/05/2016 - 08:02  
  
Twitter 
Google+ 
Emater transforma a vida de mulheres do Território dos Carna
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (EMATER) realiza nos municípios de Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco ações do Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais.

Desde 2010, através da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Chamada Pública tornou-se uma modalidade de contratação de serviços de entidades públicas e privadas que concorrem a editais, lançados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para a extensionista Márcia Mendes, as ações realizadas visam possibilitar o resgate da autoestima das mulheres do campo através da realização de oficinas e palestras sobre temas do seu dia-a-dia.  “Nas palestras dialogamos sobre o papel da mulher na sociedade, os direitos e deveres, destacando também sua importância como agente transformador na sociedade em que vive, além de orientá-las sobre a melhor forma de desenvolver um projeto produtivo”, destacou.

Trabalho de extensão do Emater em São João da Serra( Foto: Divulgação Emater)Segundo o técnico do Emater, Geyson Coutinho, além das ações de ATER pautadas nos Princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, é disponibilizado para cada beneficiária um Fomento Produtivo (sem reembolso) no valor de R$ 2.400,00 que servirá para incrementar a produção agropecuária, artesanal ou extrativista destas mulheres.

“Cada mulher pode, segundo a orientação dos técnicos do Emater, ter um projeto produtivo, coletivo ou individual, de acordo com sua área de interesse. Os técnicos elaboram o projeto e, periodicamente, é feito um acompanhamento sobre o andamento das ações”, explicou Geyson Coutinho.

Para tanto as mulheres são selecionadas através de critérios definidos em edital, sendo público beneficiário do Plano Brasil sem Miséria, do Programa Bolsa Família/CADÚNICO e do Pronaf, portadoras de Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP na modalidade B.

Maria de Deus Chaves( Foto: Divulgação Emater)No município de São João da Serra (133 km de Teresina) temos a experiência de Maria Madalena, moradora do Povoado Contente (4 km do município).  Através do acompanhamento promovido pelo Chamada Pública/ Emater ela tem investido na criação de galinhas e capotes. Em sua pequena propriedade, ela teve a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendeu do manejo, sanidade animal a conhecimentos sociais.

“Antes eu trabalhava vendendo tapetes e vendia cada um a R$ 2,00 (dois reais), a renda não era suficiente e era preciso sempre ter mais de uma ocupação para conseguir um dinheiro razoável. Hoje, com a ajuda do meu marido dá até pra sair do sufoco, e a ideia é aumentar a produção através de mais estrutura no nosso quintal”, explicou Maria Madalena.

Maria do Desterro( Foto: Divulgação Emater)Projeto faz aumentar rendas de pequenos agricultores

Já no município de Nossa Senhora de Nazaré do Piauí (113 km de Teresina) Marinalva Vieira Gomes tem através do programa desenvolvido uma criação de galinhas.  Segundo ela, antes do projeto ela criava pouco, depois do projeto  pode construir seu quintal e comprar mais galinhas.  Nas capacitações Marinalva destaca o aprendizado adquirido no cuidado com as galinhas e destaca o que aprendeu sobre o papel da mulher.

“A mulher pode ocupar qualquer lugar na sociedade, ela pode fazer tudo que imaginar. Eu vivo aqui, criada na roça, mas essa não é a vida que quero pra minha filha”, explicou.

Outra experiência de vida fica por conta de Natalia Pereira da Silva, moradora do Povoado São Mateus, Nossa Senhora de Nazaré do Piauí.  Atualmente, ela cria caprinos e desenvolveu as técnicas de manejo através das capacitações promovidas pelos técnicos do Emater.  “Antes do programa eu apenas estudava e contava com o apoio financeiro do marido, hoje tenho uma renda fixa e meu marido trabalha comigo”, explicou.  

A aplicação destes recursos se dará por meio da elaboração de projetos produtivos orientados pelos Extensionistas do EMATER em consonância com as Mulheres Beneficiárias. Os recursos serão acessados via Bolsa Família e o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações serão de responsabilidade dos Extensionistas do EMATER.

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, é importante aproximar a instituição dos agricultores familiares, promovendo uma Assistência Técnica e Extensão Rural de qualidade  e, por conseguinte,  o crescimento da mulher dentro e fora da família. “Espera-se como fruto destas ações a valorização dos trabalhos das mulheres rurais, a busca do protagonismo de suas ações, a elevação da autoestima ea gestão de suas unidades familiares”, explicou Marcos Vinicius.

A equipe de extensionistas do Emater, atualmente, executa as ações da Chamada Pública nos municípios de Castelo do Piauí, São João da Serra, Nossa Senhora de Nazaré do Piauí, Campo Maior e Juazeiro do Piauí.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64